Publicidade
Brasil

Temporada de observação de baleias em águas brasileiras começa esse mês

Rota dos mamíferos é um importante ramo do turismo, fomentando a conscientização e a economia

Imagem da noticia Temporada de observação de baleias em águas brasileiras começa esse mês
Baleias Jubarte deixam as águas frias da patagônia para virem reproduzir nos mares do Brasil | Reprodução/Projeto Baleia Jubarte
• Atualizado em
Publicidade

Um novo fenômeno se inicia nos litorais do Espírito Santo, Bahia e São Paulo neste mês. As baleias jubarte deixam as águas frias da patagônia para virem reproduzir nos mares do Brasil. Com isso, o país se torna um dos melhores lugares para a observação de baleias, fomentando o turismo. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A temporada de observação começou com o Festival da Baleia, no Espírito Santo, no último domingo (5.jun.). O evento tem o intuito de incentivar o turismo local, fomentar a economia e criar a conscientização da proteção desses animais. No total, estima-se que o estado receba mais de 20 mil baleias-jubarte no ano.

Os destinos mais famosos para a observação costumam ser o litoral Sul Catarinense, sendo Imbituba, Laguna e Garopaba. Em outros locais, como em Ilhabela, litoral paulista, as comemorações se iniciaram com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte, que cria um passeio criativo e educativo para toda a família.

Outro ponto privilegiado para ver as baleias é a Bahia. O Arquipélago de Abrolhos e a Praia do Forte vêm se preparando para receber turistas que queiram ver de perto as acrobacias desses mamíferos.

O passeio de observação das baleias é uma maneira de aprender a importância da preservação dos mares e o cuidado com a natureza. Todos os passeios turísticos respeitam as regras de observação para não incomodar ou atrapalhar estes animais. No site do Projeto Baleia Jubarte, é possível ver um guia de regras e conselhos, além de uma galeria com videos e fotos desta beleza da natureza. 

Leia também

+ Número de refugiados da Ucrânia devido à guerra ultrapassa 7 milhões

+ Unicef alerta para possibilidade de "explosão" de mortes de crianças na África

+ EUA prometem resposta rápida em caso de teste nuclear da Coreia do Norte

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade