São Paulo registra primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil
Na 2ª feira (6.jun), Saúde anunciou que estava monitorando um caso suspeito da doença no estado
Foi registrado em São Paulo, nesta 5ª feira (9.jun), o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um homem de 41 anos, morador da capital paulista, que viajou a Portugal e Espanha recentemente e está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na zona oeste de São Paulo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), segundo a qual o estado clínico do paciente é "bom".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na 4ª feira (8.jun), a SES confirmou que investigava o caso. O diagnóstico da doença foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz, por meio de teste RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético - a qual apontou a presença do vírus da varíola dos macacos.
Os contatos do homem estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância. Na 2ª feira (6.jun), o Ministério da Saúde anunciou que estava monitorando um caso suspeito da doença no estado; foi notificado em 4 de junho e é uma mulher, de 26 anos, também moradora da capital, que não viajou recentemente, não teve contato com pessoas possivelmente infectadas e está internada em um hospital público paulistano - mantida em isolamento e com quadro clínico estável. Os contatos domiciliares dela estão sendo monitorados pela Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) da região. O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também investigam esse caso, desde a semana passada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de mil casos confirmados de varíola dos macacos já foram reportados em 29 países não endêmicos. Segundo a entidade, o surgimento repentino da doença em outras nações fora da África, onde o vírus circula por décadas, sugere que pode ter ocorrido uma transmissão não detectada há algum tempo. Pelo mundo, a doença foi responsável por 66 mortes.
Veja também: