Recife suspende festas de São João
Decisão ocorre após a cidade registrar mais de 90 mortes em decorrência das chuvas
SBT News
Novamente, a capital pernambucana não contará com a festa de São João. Contabilizando 91 mortos em decorrência das fortes chuvas na região, a prefeitura do Recife anunciou a suspensão das festividades juninas para este ano. A decisão foi comunicada pelo prefeito João Campos (PSB) nesta 2ª feira (30.mai).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Com isso, nós vamos incrementar em R$ 15 milhões as ações direcionadas para as famílias atingidas [pelas chuvas]", afirmou Campos em vídeo divulgado nas redes sociais. "Ao longo da semana, a gente vai compartilhar várias outras medidas de priorização para as famílias, para as vítimas, para as pessoas que foram fortemente atingidas nesse momento", prometeu o prefeito
Estamos tomando medidas para reforçar as ações de apoio às famílias mais impactadas nessa tragédia provocada pelas fortes chuvas. Por isso, estamos suspendendo a realização dos festejos juninos, incluindo o São João e o São Pedro. O nosso foco é salvar vidas. pic.twitter.com/wS5dWHprHo
? João Campos (@JoaoCampos) May 30, 2022
O aviso sobre o cancelamento das festividades juninas e julinas foi feito pelo político durante a visita à Escola Miguel Arraes. O colégio tem servido como abrigo à população do Recife que ficou desabrigada por causa das fortes chuvas dos últimos dias. Além desse, a cidade conta com outros 40 abrigos provisórios. De acordo com Campos, esses pontos serviram para acolher, até o momento, 3,5 mil pessoas.
Desaparecidos e mais chuvas
Além dos 91 mortos, a Defesa Civil de Pernambuco avisa que há 26 desaparecidos desde a última 4ª feira (25.mai), data em que as chuvas começaram a atingir a Região Metropolitana do Recife. O órgão avisa que a situação pode, inclusive, piorar no decorrer dos próximos dias. Isso porque há "alto risco de deslizamentos, uma vez que o solo já está bastante encharcado".
Iniciadas na última semana, as chuvas sobre o Recife devem prosseguir até a próxima 6ª feira (3.jun), indica a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Nos próximos dias, no entanto, elas devem ocorrer em menor volume e com intensidade moderada.