Morre, aos 81 anos, o ex-prefeito de Campinas (SP), Jacó Bittar
Ele comandou a cidade entre os anos de 1989 a 1992
SBT News
Morreu na madrugada desta quinta-feira (26.mai), o ex-prefeito de Campinas (SP), Jacó Bittar (PSB). Ele sofria de mal de Parkinson. Bittar foi prefeito da cidade entre os anos de 1989 a 1992. Na época, Bittar era do PT, partido que ajudou a fundar ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jacó Bittar também foi um dos idealizadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia, em São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O velório deve ter a presença de muito políticos. No mês passado, quando o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em Campinas, ele visitou Jacó Bittar. Em nota, o PT lamentou a morte de Bittar. "Jacó Bittar liderou com Lula e Olivio Dutra uma geração de jovens dirigentes sindicais que resistiram à ditadura militar e escreveram páginas decisivas na história da democracia brasileira [...] Sua liderança na greve dos petroleiros em 1983, sua participação na fundação do PT e da CUT e sua atuação nacional e internacional inscreveram Jacó no livro da história do movimento sindical brasileiro e do Partido dos Trabalhadores", diz trecho.
Também em nota, o PSB de Campinas lamentou a morte do ex-prefeito. "Ao longo de mais de 50 anos de militância pelo Brasil, Jacó Bittar foi personagem ativo nas lutas e transformações sociais do país, sendo condutor ideológico e construtor da democracia brasileira", afirmou a legenda.