Domésticas são donas de todos os apartamentos em condomínio de Salvador
Prédios receberam nome de mulheres que lutaram por melhores condições de trabalho na categoria
SBT Brasil
Trabalhadoras domésticas conquistaram o sonho da casa própria e são donas de todos os apartamentos de um condomínio de Salvador. Os nomes dos prédios do conjunto habitacional são homenagens a mulheres que lutaram pelos direitos da categoria.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O empreendimento que possuí 80 apartamentos é resultado de uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia. Todas as unidades foram destinadas às profissionais da área com renda familiar de até três salários mínimos. A seleção considerou mulheres que pagavam aluguel ou moravam com os patrões. Valdirene Boaventura é uma delas. Antes de alcançar o sonho, passou por diversos tipos de humilhações e abusos, inclusive sexuais, quando ainda era criança.
"Quando eu cheguei pra minha patroa, que eu falei a ela que eu tinha sido abusada sexualmente, né? Ela me deu um tapa e me entregou pra minha mãe, né? E na cabeça da minha mãe eu tinha que voltar pro local de trabalho", conta a trabalhadora doméstica.
O conjunto se chama 27 de abril, uma referência ao Dia Nacional das Domésticas. O condomínio é formado por quatro prédios, que receberam os nomes de mulheres que lutaram por melhores condições de trabalho na categoria.
Veja também: