Delegados da PF de Alagoas acusam "ingerência política" e pedem intervenção
Em reunião, grupo pede que ADPF atue contra veto a troca de comando na superintendência local da polícia
SBT News
Delegados da Polícia Federal em Alagoas solicitaram formalmente a intervenção da direção executiva da Associação Nacional dos Delegados Federais (ADPF) em um suposto caso de ingerência política na corporação, que teria barrado a troca do superintendente da PF no estado.
Em documento subscrito por 12 delegados da PF de Alagoas, elaborado nesta 2ª feira (9.mai), os representantes da ADPF pedem que o presidente da entidade, delegado Luciano Leiro, acione a Comissão de Prerrogativas da categoria e provoque, formalmente, o diretor-geral da PF, Márcio Nunes, sobre o caso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na semana passada, reportagem do jornal Folha de S. Paulo relatou suposta ingerência política que teria barrado a tentativa de trocar o superintendente de Alagoas, delegado Sandro Valle Pereira, pelo delegado Marcelo Werner.
Segundo a reportagem, foi aberto processo interno para a substituição do atual superintendente de Alagoas, mas ela acabou barrada. Quem teria comunicado o diretor-geral a impossibilidade da troca teria sido o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Sua assessoria está sendo procurada.
Considerando ato grave, os delegados da ADPF de Alagoas realizaram uma reunião extraordinária nesta 2ª. Na ata, eles afirmam que "os delegados da Polícia Federal presentes reafirmaram sua posição de não compactuar e não coadunam com qualquer tipo de ingerência política nas investigações".
Segundo eles, houve quebra de confiança do atual superintendente da PF de Alagoas. "Nesta toada, solicitamos a intervenção da Direção Executiva da ADPF, na pessoa de seu presidente eleito, com vistas a dar ciência destes fatos à Comissão de Prerrogativas."
Em nota, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Luciano Leiro, afirmou que a ADPF "repudia de forma veemente qualquer atitude que possa atentar contra a autonomia e prerrogativas dos Delegados de Polícia Federal e vai tomar todas as providências em defesa dos Delegados para que este episódio seja apurado e esclarecido."
A reportagem apurou que Leiro deve ir nesta 3ª feira (10.mai) a Alagoas, onde deve se reunir com delegados da regional da ADPF.
Leia também:
+ Lula faz ato em Minas e diz que recriará Ministério da Cultura se eleito