Região do RS recebe título de berço dos dinossauros mais antigos do mundo
Com a inclusão no Guiness Book, a proposta é criar um parque dos dinossauros para atrair turistas
A região de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, recebeu o título de berço dos dinossauros mais antigos do mundo. O reconhecimento é do Guinness Book, o livro dos recordes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Sob aplausos, pesquisadores exibiram o certificado. A formação geológica com os dinossauros mais antigos do mundo inclui 22 municípios da região central do território gaúcho. Entre os exemplares mais antigos, está um de Buriolestes schultzi -- um pequeno dinossauro --, de 233 milhões de anos, descoberto em São João do Polêsine. É um animal de 40 cm de altura e um 1,60 metro de comprimento, que comia de tudo.
Outra peça, ainda em estudo, seria parte do fêmur de um ancestral dos dinossauros, de 237 milhões de anos, localizado na cidade de Dona Francisca. Ao todo, já foram encontrados 290 fósseis na região. Entre as descobertas, há 22 esqueletos quase completos, como este um de Prestosuchus chiniquensis -- um grande predador, ancestral dos crocodilos --, de cerca de 234 milhões de anos. O material está tão bem conservado que é possível ver detalhes do crânio e dos dentes, que medem até 10 cm.
Com a inclusão no Guinness Book, a proposta é criar um parque dos dinossauros, em Restinga Sêca, para atrair turistas. "Para quem trabalha com divulgação científica, você ter um reconhecimento do tamanho do Guinness, um reconhecimento internacional é a cereja do bolo", afirmou Ciro Cabreira, presidente da Associação Sul Brasileira de Paleontologia. Ainda em suas palavras, "o verdadeiro Jurassic Park é no Rio Grande do Sul".
Veja também: