Abaixo-assinado contra nota antivacina bate meta em menos de 24h
O manifesto on-line vai contra a defesa da cloroquina para tratamento da covid-19
Já são 35 mil assinaturas, em apenas 20h de criação, no abaixo-assinado contra a nota técnica do Ministério da Saúde. A nota da Saúde, publicada na última 6ª feira (20.jan), defende o uso de cloroquina para tratamento da covid-19 e critica vacinas contra o coronavírus.
A nota técnica n° 2/2022 - SCTIE/MS tem 45 páginas e trata da fundamentação e decisão acerca das diretrizes terapêuticas para o tratamento farmacológico da covid-19 (hospitalar e ambulatorial).
Já o abaixo-assinado on-line, que atingiu a meta de assinaturas em menos de 24h, repudia a recusa da Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), destacada na norta do Ministério da Saúde, de rejeitar as normas de tratamento recomendadas por pesquisadores e médicos com experiência no tema, em favor de tratamentos não validados e não comprovados cientificamente, como a cloroquina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Como afima o abaixo-assinado criado por professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), profissionais de saúde e pesquisadores brasileiros, os profissionais ficaram perplextos com o que foi apontado na nota técnica.
"É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio Ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso País. Causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância. O comportamento do Ministério da Saúde transgride não somente os princípios da boa Ciência, mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde", afirma ainda o abaixo-assinado.
O abaixo-assinado tinha como meta conseguir 35 mil assinaturas. A solicitação final do documento é de que as normas de tratamento hospitalar e ambulatorial da covid-19, elaboradas pelo grupo representativo de especialistas convocados pelo Ministério da Saúde e aprovadas pela CONITEC, sejam adotadas pelo Ministério da Saúde.
Confira a nota técnica n° 2/2022 - SCTIE/MS na íntegra: