Surto de lesões acompanhadas de coceira em PE foi causado por mariposas
Dermatologistas analisaram mais de 200 casos registrados em Pernambuco
SBT News
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou, nesta 4ª feira (08.dez), que o surto de lesões acompanhadas de coceira registrado no Pernambuco foi causado por uma espécie de mariposa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após estudo de mais de 200 casos de dermatites registrados na região metropolitana de Recife, especialistas chegaram à conclusão que o surto está relacionado com as asas da mariposa Hylesia.
A chave do problema repousa nas asas de mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do país. Estes insetos entram em ambientes domésticos e ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada", explica a SBD.
Os especialistas afirma que o tratamento deve ser feito com "foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e, por vezes, dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode ser necessário".
Entre as possíveis causas do surto estavam a intoxicação por ivermectina, escabiose (sarna) e picadas de insetos, mas todas foram descartadas por falta de comprovação técnica ou científica.