Publicidade
Brasil

Surto de lesões acompanhadas de coceira em PE foi causado por mariposas

Dermatologistas analisaram mais de 200 casos registrados em Pernambuco

Imagem da noticia Surto de lesões acompanhadas de coceira em PE foi causado por mariposas
mariposa hylesia
• Atualizado em
Publicidade

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou, nesta 4ª feira (08.dez), que o surto de lesões acompanhadas de coceira registrado no Pernambuco foi causado por uma espécie de mariposa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Após estudo de mais de 200 casos de dermatites registrados na região metropolitana de Recife, especialistas chegaram à conclusão que o surto está relacionado com as asas da mariposa Hylesia.

A chave do problema repousa nas asas de mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano e causam epidemias de dermatites em vários pontos do país. Estes insetos entram em ambientes domésticos e ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele humana e causam a intensa dermatite observada", explica a SBD.

Os especialistas afirma que o tratamento deve ser feito com "foco na inflamação com corticoides tópicos e anti-histamínicos e, por vezes, dependendo da extensão das lesões, o uso de corticoides sistêmicos pode ser necessário".

Entre as possíveis causas do surto estavam a intoxicação por ivermectina, escabiose (sarna) e picadas de insetos, mas todas foram descartadas por falta de comprovação técnica ou científica.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade