Símbolo de São Paulo, Avenida Paulista completa 130 anos
Comemorações do aniversário da avenida começaram na primeira quinzena de dezembro e se estendem até esse final de semana
A Avenida Paulista, uma das principais vias e pontos turísticos da cidade de São Paulo, completa 130 anos, nesta 4ª feira (8.dez), com uma série de eventos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação Paulista Viva.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As comemorações do aniversário da avenida começaram na primeira quinzena de dezembro e se estendem até o próximo fim de semana. Entre os destaques da festa estão as apresentações de Nando Reis, Bixiga 70 e Rincón Sapiência no domingo, dia que a via fecha para motoristas e abre para pedestres.
Famosa por seus museus, bares e restaurantes, a avenida atrai diversos moradores, como o professor de inglês Picasso Fontenelle. "Gosto da paulista pois é o local onde praticamente a cidade toda se encontra, com muitas opções de centros culturais e também as variadas diversidades de lugares para se alimentar e ter algum lazer. É um local central, bem localizado e interessante para encontros com amigos e afins", relatou Fontenelle.
Em entrevista ao SBT News, o presidente da Associação Paulista Viva (APV), Lívio Giosa, comentou sobre a programação de celebração dos 130 anos da via, que, segundo ele, se baseou em quatro grandes eixos: o da revitalização urbana, o da Avenida Paulista Sustentável, o do empreendedorismo/negócios e o da economia criativa.
O presidente contou a respeito da recuperação do paisagismo no local. No dia do aniversário, a APV entrega um trecho revitalizado da Avenida, entre a rua Pamplona e Al. Campinas, que compreende o lado par e o lado ímpar. Além disso, a data conta com a instalação de gigantografias, fotos gigantes da Avenida Paulista antiga em preto e branco em três bancas de jornal. "Uma série de atividades que repassam à sociedade a possibilidade de conviver com experiências diferenciadas na Avenida Paulista", discorreu Giosa.
História
Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, a via se tornou um dos símbolos geográficos, financeiros, culturais e turísticos da capital paulista. O engenheiro uruguaio, Joaquim Eugênio de Lima é o responsável pelo início do loteamento, o qual definiu o traçado da atual Avenida Paulista. Na época, ela abrigava os casarões dos barões do café.
O presidente da Associação Paulista Viva, relembrou a importância histórica do local: "Primeira avenida com espaço específico para transporte coletivo, a ser asfaltada, a acolher um desfile carnavalesco, a ter uma transmissão de rádio". Na visão dele, a avenida continua sendo esse espaço urbano transformatório.