Projeto Comprova recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa
Premiação reconhece a importância da cooperação entre as empresas jornalísticas durante a pandemia da covid-19 no combate a desinformação
SBT News
O Projeto Comprova, no qual o SBT e SBT News fazem parte, recebeu, nesta 4ª feira (01.dez), o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021. A premiação da Associação Nacional de Jornais (ANJ) reconhece a importância da cooperação entre as empresas jornalísticas durante a pandemia da covid-19 no combate a desinformação e levaram a ANJ a dividir o prêmio a duas iniciativas que se destacaram nesse objetivo: o Consórcio de Veículos de Imprensa e o Projeto Comprova. A premiação aconteceu em São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país e tem sido fundamental no esclarecimento das informações a respeito da pandemia no Brasil. O SBT é um dos membros-fundadores do projeto.
O Consórcio de Veículos de Imprensa foi formado por seis veículos de imprensa para reunir e divulgar dados confiáveis a respeito da pandemia no país, depois que ficou evidente que o governo federal poderia manipular ou omitir informações sobre as consequências da covid-19 no Brasil. A iniciativa foi formada pelos veículos O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Extra, UOL e G1.
Por conta da pandemia, participaram do evento Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ, responsável pelo Comitê de Liberdade de Imprensa, que fará a entrega do prêmio. Flávia Faria, da Folha de S. Paulo, representando o Consórcio de Veículos de Imprensa, e Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova. O diretor executivo da associação, Ricardo Pedreira, foi o mestre de cerimônias e o presidente da ANJ, Marcelo Rech, falou por vídeo no início da cerimônia, por estar no exterior.
O presidente da ANJ, ressaltou a importância do jornalismo nessa crise de confiança "o jornalismo profissional é a última barreira de contenção para a insanidade, que toma conta de população inteira a mercê dos absurdos presentes nas redes sociais e nas grandes plataformas".
A respeito do prêmio, Rech relatou sobre as iniciativas que ajudam a combater as mentiras. "Esse prêmio é um tributo a verdade e a defesa da vida", afirmou ele.
Francisco Mesquita Neto defendeu a liberdade de imprensa como um valor essencial a cidadania: "se costuma dizer que a liberdade é como o ar que respiramos, só quando nos falta demos a devida importância".
Para o vice-presidente da ANJ, a sociedade vive em um processo de desinformação deliberada do qual surgiram o Comprova e o Consórcio. Sobre o Projeto Comprova, Neto parabenizou o esforço da checagem de informação no brasil "papel relevante nas eleições, combateu uma avalanche de mentiras com a melhor arma do jornalismo profissional ao trazer a apuração e checagem rigorosa e divulgação da verdade".
Sérgio Lüdtke explicou sobre o começo da trajetória do projeto, que surgiu a partir do desmentido de rumores da campanha eleitoral em 2018. "Contribuição para conter a disseminação de rumores e falsidades, para depurar o ambiente informacional e chamar atenção da sociedade para os riscos de formação de convicções e adoções de comportamento baseados em conteúdos enganosos" descreveu o editor do Comprova.
Durante seu discurso, ele esmiuçou a respeito do funcionamento do processo de verificação das notícias. Na visão dele, o Comprova vem servido ao jornalismo, valorizando as metodologias, exercendo a transparência, acelerando a formação dos profissionais de comunicação e um exemplo vivo da importância do trabalho colaborativo no jornalismo.