IBGE começa teste nacional para o Censo 2022
Pesquisa será realizada em localidades estrategicamente selecionadas por suas características regionais
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta 5ª feira (4.nov) o teste nacional para o Censo 2022. Até 19 de novembro, 250 recenseadores irão percorrer municípios, bairros, distritos e comunidades previamente selecionados em todos os estados e no Distrito Federal.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Todas as etapas do Censo estão incluídas no teste, como treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação.
Para garantir a segurança de todos, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo protocolos sanitários de segurança contra a covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
O novo modelo misto de coleta será utilizado. Além da entrevista presencial, agora os moradores poderão optar pelo preenchimento do questionário pela internet ou responder por telefone. Serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas) para verificação das perguntas.
A partir de 24 de novembro, terras indígenas e territórios quilombolas de Angra dos Reis e Paraty, no sul fluminense, também serão visitados. O IBGE irá aplicar um questionário específico, em que serão feitas perguntas sobre a realidade comunitária, segundo a responsável técnica do projeto do Censo para os Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes
O Censo Demográfico 2022 visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todo o país. Feito a cada 10 anos, o Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado para 2022 por conta da pandemia do coronavírus e, depois, por falta de recursos.