Publicidade
Brasil

Morte de criança é investigada após consumo de tucumã 

Trinta pessoas tiveram sintomas de intoxicação alimentar depois de comerem a fruta, em Manacapuru (AM)

Imagem da noticia Morte de criança é investigada após consumo de tucumã 
Secretaria Municipal de Saúde de Manaus emite alerta para não consumir Tucumã após surto de intoxicação alimentar
• Atualizado em
Publicidade

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) vai investigar um surto de intoxicação alimentar causado pela ingestão de tucumã na comunidade Irapajé, na zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O alerta veio depois que uma criança de 8 anos morrer e outros 30 casos suspeitos da doença registrados no hospital do município, desde do último domingo (11. jul). 

Kaio Nascimento Maia, de 8 anos, passou mal na noite da última 2ª feira (12. jul). O menino teria ingerido o tucumã trazido pelos pais. Ele deu entrada no hospital com sintomas de diarreia, náuseas e vômito. Outras pessoas da família e alguns moradores da Comunidade do Irapajé, na Região do Rio Manacapuru, deram entrada no hospital local com casos de infecção alimentar.

Morte de criança é investigada após consumo de Tucumã | Reprodução/SBT

Nesta 4ª feira (14. jul), a Secretaria Municipal de Saúde em Manaus informou que amostras do fruto consumido já foram enviadas para o laboratório da FVS/AM, também na capital amazonense, para que possam ser analisadas. "Pedimos à população que não consuma o tucumã, especialmente oriundos das comunidades do Rio Manacapuru até que esta Secretaria possa manifestar-se com clareza e evidências acerca do agente causador desse surto de infecção alimentar ocorrido nestes dias", diz a nota. 

O tucumã é um fruto popular na Amazônia, ele possui grande potencial para ser um substituto sustentável para o óleo de palma, que tem sido um vilão na destruição de florestas tropicais na região do Amazonas. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade