PF mira grupo suspeito de desviar R$ 1, 5 bi com criptomoedas no Paraná
São 27 mandados de busca, apreensão e prisão sendo cumpridos em Curitiba e região metropolitana

SBT News
A Polícia Federal deflagrou nesta 2ª feira (5.jul) a operação "Daemon" que investiga grupo suspeito de desviar milhões de reais em negociações com criptomoedas no Paraná.
São 27 mandados sendo cumpridos em Curitiba e na região metropolitana : 1 de prisão preventiva; 4 de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, com sequestro de imóveis e bloqueio de valores. Carros de luxo foram apreendidos na operação de hoje.

Segundo a PF, o montante desviado é de R$ 1,5 bilhão e envolve sete mil credores que negociaram com a organização criminosa.
As investigações começaram em 2019, após o grupo registrar um boletim de ocorrência afirmando que havia sido vítima de um ataque cibernético. À época, os valores de todos os credores foram bloqueados pela empresa, que controla três corretoras.
Como os suspeitos não estavam colaborando, a Polícia Civil e o Ministério Público do Paraná desconfiaram que o ataque cibernético era falso e que o grupo havia cometido crimes, como estelionato. Foi descoberto que o grupo já avia cometido crimes semelhantes nos Estados Unidos.
A Polícia Federal concede entrevista coletiva na manhã desta 2ª feira (5.jul) para detalhar a operação na sede da Superintendência Regional da PF em Curitiba.