Governo de SP multa Bolsonaro pela 2ª vez por não usar máscara
Além do presidente, 12 deputados e três ministros foram autuados por desrespeitarem as medidas sanitárias
O governo de São Paulo multou, pela segunda vez, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por não fazer uso da máscara de proteção durante um evento realizado em Sorocaba, no interior do estado. No início do mês, Bolsonaro foi autuado pela gestão Doria pelo mesmo motivo.
Saiba mais
+ Governo é condenado a pagar R$ 15 milhões por falas de Bolsonaro
Além do presidente, 12 deputados e três ministros foram autuados por desrespeitarem as medidas sanitárias.
No auto de infração, o servidor da Vigilância Sanitária destacou que o "uso de máscara de proteção facial é amplamente preconizado pela comunidade científica internacional" e que o estado acumula mais de 3 milhões de casos do novo coronavírus. Em nota, o governo paulista informou que as autuações serão enviadas aos infratores ressaltando a importância do equipamento. O valor da multa é de R$ 552,71.
Histórico de multas
Em 12 de junho, Bolsonaro foi multado pelo governo João Doria (PSDB) por não usar máscara de proteção durante ato com motociclistas. Na ocasião, os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Cezinha de Madureira (PSD-SP), Coronel Tadeu (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ), além do deputado estadual Gil Diniz (sem partido), também foram autuados.
A lista ainda incluía Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
No fim de maio, Bolsonaro também foi multado por não usar máscara e por promover aglomeração no Maranhão, outro estado governado por um adversário político, Flávio Dino (PCdoB).
Confira a íntegra do auto de infração: