Queimadas na Amazônia Legal sobem 49% em maio
O número é 34,5% superior à média histórica do mês, aponta Inpe

SBT News
Os focos de queimadas registrados na Amazônia Legal em maio deste ano foi 49% maior que o número registrado no mesmo mês de 2020, apontam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é ainda 34,5% superior à média histórica do mês.
Em maio deste ano foram 2.679 focos de fogo na floresta, segundo o portal TerraBrasilis ? uma plataforma desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos da Amazônia Legal.
Veja mais:
Em 2020, no mesmo mês, foram 1.798. A média histórica para o mês é de 1.991 focos, e o recorde para maio ocorreu em 2004, quando houve 5.155 pontos. O aumento ainda não engloba a temporada de queimadas no Brasil, com início entre maio e junho e término entre setembro e outubro.
O Inpe monitora os dados de queimadas em todos os biomas brasileiros desde 1998. A Amazônia Legal tem 59% do seu território em solo brasileiro, com área em 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.