Publicidade
Brasil

UnB pune 25 alunos por fraude em cotas raciais em 2020

15 estudantes foram expulsos e 2 tiveram diplomas cassados; 4 cursavam direito e 4 cursavam medicina

Imagem da noticia UnB pune 25 alunos por fraude em cotas raciais em 2020
UNB
• Atualizado em
Publicidade
A Universidade Nacional de Brasília (UnB) puniu 25 alunos por fraudes nas cotas raciais em 2020. O processo começou em julho do ano passado e foi concluído em março deste ano, após esgotar todos os recursos dos alunos. No total, 15 alunos foram expulsos e oito, que já estavam afastados, tiveram créditos anulados. Dois ex-alunos, que se formaram em Direito, tiveram os diplomas cassados.

A instituição ainda apura outras 90 fraudes, em fase inicial de investigação. A administração da universidade afirmou que "as cotas são um importante mecanismo de promoção da inclusão e da igualdade, e a UnB seguirá atenta para garantir que sua implementação ocorra a contento."

Entre os estudantes expulsos, 4 eram do curso de direito, 4 de medicina, três de ciências sociais, um de letras-francês, um de ciência da computação, um de engenharia de software e um de medicina veterinária. Eles também tiveram os créditos anulados.

Dos 25 punidos, 19 entraram com recursos no Consuni, colegiado máximo da UnB. Agora, com todos os recursos esgotados, as punições foram confirmadas.

A Universidade Nacional de Brasília foi a primeira universidade federal do país a adotar o sistema de cotas raciais como critério para entrar na graduação, sendo aprovado em 2003 e entrando em vigor no ano seguinte, reservando 20% das vagas para candidatos negros.
 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade