"Falta de estoque reguladores fez a inflação de alimentos ser o dobro", diz presidente da Conab
Companhia retoma credenciamento de armazéns terceirizados para dar conta da safra
Raissa Lomonte
Em entrevista ao SBT Agro, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Edegar Pretto, destacou a previsão de uma safra de 320 milhões de grãos, 17% maior do que a safra anterior. "Isso está relacionado com a tecnologia que avança no campo, mas principalmente com políticas públicas", complementou. Como a ração dos animais é composta principalmente por milho e soja, ele estima que a super safra possa reduzir os custos para o pecuarista, e consequentemente, resultar em um valor mais baixo para a proteína, que chegará ao consumidor.
"A gente pode comprar (grãos) quando o preço de mercado está abaixo do mínimo. Como teremos uma super safra de milho, em muitos estados brasileiros o preço está abaixo. Por isso, nós vamos comprar as primeiras 500 toneladas. Isso é uma segurança para os setores de proteína animal, é a tranquilidade de que essa proteína não vai faltar. É também uma garantia para os consumidores de que eles poderão voltar a consumir carne, porque o preço está diminuindo. Com a previsão da CONAB sobre a super safra de grãos, vamos estabilizar os preços das carnes, e o churrasco do trabalhador, pelo menos no fim de semana, vai voltar com certeza", prevê.
Ainda falando sobre os preços dos alimentos, ele relembrou a volta da formação de estoques públicos, que tem como objetivo garantir o preço e a renda do produtor, e principalmente, regular o abastecimento interno para reduzir as oscilações de preço. Feijão e arroz já estão na lista de compras prioritárias. "A CONAB faz o equilíbrio de preços, caso haja estoques. Como deixou de fazer estoques, ocorreu o que ocorreu. A inflação foi de 30%, e a dos alimentos foi de 57%. Muitos dos brasileiros que estão inadimplentes no SPC e no Serasa ficaram assim financiando suas compras no supermercado. Portanto, queremos proporcionar tranquilidade para quem consome esses alimentos", conclui Pretto.
Para armazenar as compras, a CONAB conta com 64 armazéns e retomou o processo de credenciamento de unidades de armazenagem terceirizadas que têm interesse em atender o governo.
A cobertura especial do SBT Agro na Expointer
Confira a entrevista concedida a Raissa Lomonte, no SBT Agro