Queda brusca de temperatura causa morte de mais de 1,5 mil animais
Óbitos foram registrados no estado do Mato Grosso do Sul em um período de seis dias
A hipotermia é uma importante causa de mortalidade quando bovinos com pobre estado nutricional, pouca disponibilidade e qualidade dos pastos e ausência de abrigos naturais, são submetidos a uma condição de mudança climática com queda brusca de temperatura, combinada com ventos fortes e chuvas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nos últimos seis dias foram registradas as mortes de 1537 animais, segundo Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal do Mato Grosso do Sul.
O motivo dos óbitos não é o frio em si, mas a queda brusca de temperatura. No Pantanal, por exemplo, em um período de quatro horas, a os termômetros oscilaram de 32° (trinta e dois graus) a 5° (cinco graus), isso associado chuva, frio e vento.
O prejuízo para os pecuaristas chega a R$ 5 milhões. Os dados da Agência de Defesa Sanitária Animal de Mato Grosso do Sul revelam que a maioria das mortes aconteceu no Pantanal ? região de Corumbá, Aquidauana e Rio Verde ? e que apenas em uma das fazendas houve um registro de quase quatrocentas cabeças de gado mortas.
Segundo a meteorologia, outra onda de frio deve atingir Mato Grosso do Sul no final deste mês, com temperaturas próximas de zero graus.