Publicidade
Agro

Queda brusca de temperatura causa morte de mais de 1,5 mil animais

Óbitos foram registrados no estado do Mato Grosso do Sul em um período de seis dias

Imagem da noticia Queda brusca de temperatura causa morte de mais de 1,5 mil animais
gado morto
• Atualizado em
Publicidade

A hipotermia é uma importante causa de mortalidade quando bovinos com pobre estado nutricional, pouca disponibilidade e qualidade dos pastos e ausência de abrigos naturais, são submetidos a uma condição de mudança climática com queda brusca de temperatura, combinada com ventos fortes e chuvas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Nos últimos seis dias foram registradas as mortes de 1537 animais, segundo Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal do Mato Grosso do Sul. 

O motivo dos óbitos não é o frio em si, mas a queda brusca de temperatura. No Pantanal, por exemplo, em um período de quatro horas, a os termômetros oscilaram de 32° (trinta e dois graus) a 5° (cinco graus), isso associado chuva, frio e vento. 

O prejuízo para os pecuaristas chega a R$ 5 milhões. Os dados da Agência de Defesa Sanitária Animal de Mato Grosso do Sul revelam que a maioria das mortes aconteceu no Pantanal ? região de Corumbá, Aquidauana e Rio Verde ? e que apenas em uma das fazendas houve um registro de quase quatrocentas cabeças de gado mortas.

Segundo a meteorologia, outra onda de frio deve atingir Mato Grosso do Sul no final deste mês, com temperaturas próximas de zero graus.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade