Publicidade
Saúde

"Genoma privilegiado": entenda segredo da longevidade de mulher que viveu 117 anos

Espanhola Maria Branyas Morera tinha microbiota intestinal parecida com a de uma criança, afirma pesquisa; entenda

Imagem da noticia "Genoma privilegiado": entenda segredo da longevidade de mulher que viveu 117 anos
A pessoa mais velha do mundo, Maria Branyas Morera, morre aos 117 anos | Reprodução/Instagram/@residenciatura
Publicidade

O segredo para a longevidade da espanhola Maria Branyas Morera, falecida aos 117 anos em agosto de 2024, pode ter sido revelado. É o que sugerem pesquisadores da Universidade de Barcelona, liderados pelo especialista em epigenética Manel Esteller. A pesquisa foi publicada pelo jornal catalão Ara.

+ Morre Maria Branyas Morera, a pessoa mais velha do mundo, aos 117 anos

Ao analisarem seu DNA, foi descoberto que Branyas possuía um “genoma privilegiado”.

Com isso, suas células se comportavam como se fossem 17 anos mais jovens e sua microbiota intestinal lembrava a de uma criança—fatores que podem estar diretamente ligados à sua impressionante vitalidade.

Com a microbiota diferenciada, seu intestino era rico em bifidobactérias, conhecidas por fortalecer a imunidade e reduzir inflamações. Além disso, a supercentenária tinha um DNA com variantes raras que ajudavam a manter o equilíbrio do sistema imunológico, protegiam o coração e favoreciam a função cerebral e um processamento lipídico altamente otimizado, o que evitou problemas como obesidade e colesterol alto.

O Guinness World Records reconheceu oficialmente o status de Branyas como a pessoa mais velha do mundo em janeiro de 2023, após a morte, aos 118 anos, da freira francesa Lucile Randon.

Estilo de vida também conta

Apesar da genética favorável, os hábitos de Branyas também foram fundamentais. Ela seguia a dieta mediterrânea, consumia iogurte regularmente e evitava álcool e cigarro. Além disso, valorizava as interações sociais e mantinha uma mente ativa, compartilhando sua rotina nas redes sociais.

Em uma de suas postagens, resumiu seu segredo em uma única dica:

"Fique longe de pessoas tóxicas."

A próxima pessoa mais velha listada pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia é agora Tomiko Itooka, do Japão, que tem 116 anos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade