PF encontra 3 milhões de dólares escondidos em parede de casa em Curitiba
Fortuna estava em compartimento secreto na casa de um investigado por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

Ricardo Brandt
Detrás de uma parede de uma casa, aparentemente comum, a Polícia Federal (PF) encontrou pacotes com 3 milhões de dólares - o equivalente a R$ 15 milhões. A fortuna estava escondida no compartimento da casa de um investigado por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, em Curitiba, e foi contabilizada e guardada nesta sexta-feira (8).
A fortuna escondida foi descoberta pela PF na quinta-feira (7), um dia depois da deflagração da Operação Follow the Money ("siga o dinheiro", em português). Os agentes usaram uma marreta para quebrar a falsa parede.
A fortuna estava dentro de pacotes plastificados. Para contar os dólares, policiais usaram máquinas Os maços empilhados para a foto da polícia formaram uma montanha de dinheiro. A fortuna do crime foi guardada na Caixa Econômica Federal, até que a Justiça decida seu destino.
Os alvos da PF são acusados de tráfico internacional de cocaína e lavagem de dinheiro. A operação foi realizada no Paraná, em Santa Catarina e no Ceará. Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, houve bloqueio de centenas de bens, como contas bancárias, imóveis, veículos de luxo e máquinas agrícolas.
Os alvos usavam negócios falsos de compra de imóveis, veículos e transportes, nas áreas de óleo e lubrificantes, para ocultar o dinheiro ganho com o tráfico. Para mapear as movimentações da quadrilha, a PF rastreou mais de 500 contas bancárias - muitas em nome de laranjas - usadas no esquema. Elas teriam movimentado mais de R$ 2 bilhões nos últimos anos,
A Receita Federal também identificou o uso de empresas de diversos ramos para lavagem do dinheiro do tráfico, além de compra de bens
Dois acusados foram presos, na quarta-feira: um empresário do setor de transportes, construção civil e de aluguel de máquinas pesadas, de Curitiba, e outro, em Balneário Camboriú (SV). Os nomes não foram divulgados.