Protestos marcam visita de Donald Trump à Escócia em meio a tensão com Europa
Presidente norte-americano enfrenta resistência na Europa por tarifas e polêmicas
Leonardo Ferreira
Durante uma visita à Escócia neste sábado (26), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido com protestos em Edimburgo, capital do país. Manifestantes se concentraram em frente ao consulado norte-americano com cartazes que diziam "Pare de fazer a América ser odiada de novo" e "Trump, vá para casa".
A viagem de Trump à Escócia tem agenda particular e oficial. Entre os compromissos, está uma visita aos campos de golfe que ele possui no país e reuniões com autoridades europeias, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Esses encontros acontecem em meio à guerra tarifária entre os Estados Unidos e o bloco europeu. A nova tarifa de 30% imposta por Trump gerou tensão diplomática. Representantes da União Europeia chegaram a se reunir com autoridades americanas em Washington, mas até agora não houve acordo.
Ainda neste sábado, Trump afirmou que conversou com os líderes do Camboja e da Tailândia. Segundo ele, ambos concordaram em negociar um cessar-fogo para o conflito na fronteira entre os dois países, que já causou mais de 30 mortes em apenas três dias.
Leia também: