Joe Biden, ex-presidente dos EUA, é diagnosticado com câncer de próstata
Anúncio acontece uma semana após Biden procurar médicos por problemas urinários
SBT News
O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com câncer de próstata, nesta sexta-feira (16). O anúncio foi dado neste domingo (18) pela equipe do norte-americano.
+ Câncer de próstata: o que todo homem precisa saber sobre a doença?
Na última semana, Joe Biden procurou médicos para tratar de problemas urinários, que encontraram um nódulo na próstata. Segundo sua equipe, as células cancerígenas já se espalharam para o osso.
"Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz", disse o comunicado, afirmando também que o ex-presidente está analisando as opções de tratamento junto de sua família.
Os cânceres de próstata recebem uma nota de 1 a 10, conhecida como pontuação de Gleason ou escore de Gleason, que avalia como as células cancerosas se comparam com as células normais. De acordo com o escritório do ex-presidente, o câncer de Biden recebeu uma nota 9, sugerindo uma doença mais agressiva.
*Com informações da Associated Press
Políticas de combate ao câncer
Em 2022, o então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reativou o programa "Cancer Moonshot", lançado originalmente durante o mandato de Barack Obama, em 2016. A iniciativa da Casa Branca busca diminuir pela metade as mortes causadas por câncer até 2047, além de melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem com a doença.
Para atingir a meta, considerada ambiciosa, a administração de Joe Biden criou um gabinete para a luta contra o câncer e iniciou uma série de investimentos em pesquisas contra a enfermidade. Atualmente, Cancer Moonshot já anunciou mais de 120 novos programas, políticas e recursos para cinco ações prioritárias. A iniciativa também já possui parceria com 225 empresas privadas, ONGs, instituições acadêmicas e grupos de pacientes.