Brasil reconhece vice como autoridade interina na Venezuela após captura de Maduro
Governo brasileiro acompanha a crise regional e confirma que não há brasileiros feridos ou impedidos de deixar o país

Antonio Souza
SBT News
O governo brasileiro reconheceu a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, à frente de compromissos de Estado e decisões internas, atuando de forma interina em agendas oficiais.
Em entrevista coletiva realizada neste sábado (3), o ministro da Defesa, José Múcio, a embaixadora Maria Laura da Rocha e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, afirmaram que a embaixada do Brasil em Caracas segue acompanhando com atenção o caso.
Segundo eles, não há informações de brasileiros feridos ou impedidos de sair do país.
Questionada pelo SBT News se existe preocupação do Brasil com o fato de os EUA quererem assumir a administração da Venezuela, Maria Laura respondeu apenas que "a situação será acompanhada".
Trump diz que EUA vão administrar Venezuela
A posição do governo brasileiro ocorre após o presidente americano, Donald Trump, afirmar que os EUA vão administrar a Venezuela até que uma transição de governo seja concluída adequadamente.
Trump não mencionou por quanto tempo os EUA dominarão a Venezuela, apenas citou a necessidade de uma transição “segura, adequada e sensata”.
Mais cedo, Delcy Rodríguez convocou a população e ministros a resistirem a uma possível intervenção dos EUA e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”.
Em pronunciamento oficial, ela declarou que Nicolás Maduro segue como presidente legítimo e classificou a captura como “sequestro”.
Reunião de Lula
Ainda neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordenou uma nova reunião ministerial de alinhamento para discutir o cenário na região.
Participaram do encontro:
- Miriam Belchior (Planejamento)
- Sidônio Palmeira (Comunicação Social)
- Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública)
- Secretário-executivo de Relações Institucionais
- Embaixadora do Brasil em Caracas, Maria Laura da Rocha
O governo reforçou que o tema segue sendo tratado por vias diplomáticas, com prioridade para a segurança de brasileiros no país.
Como está a fronteira do Brasil com a Venezuela?
Segundo o Ministério da Defesa, a movimentação na fronteira segue tranquila. Não há relatos de tensão, bloqueios ou restrições atípicas na região.









