Alerta laranja: Sul e Sudeste estão em perigo para chuvas fortes e frio intenso
Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul devem ter geada com temperatura 5 °C abaixo da média, enquanto São Paulo e Rio enfrentam frio intenso
Murillo Otavio
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (1º), alerta laranja para estados das regiões Sul e Sudeste do país.
Em Santa Catarina e no Paraná, há previsão de temperaturas até 5 °C abaixo da média. Nesta semana, moradores registraram vídeos de neve em diversas localidades dos dois estados.
No Rio Grande do Sul, o frio deve persistir até o fim de semana. Mais de 1.600 pessoas estão desabrigadas em municípios gaúchos por causa das fortes chuvas que acompanham a queda de temperatura.
Enquanto isso, os estados do Sudeste devem registrar chuvas intensas em pontos isolados. Segundo o Inmet, há risco de enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O Inmet classifica os alertas meteorológicos em três níveis: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Portanto, os estados citados atualmente estão sob alerta laranja.
Leia também:
+ CNU 2025: inscrições da 2ª edição do 'Enem dos Concursos' começam em 2 de julho; veja como fazer
+ Santa Catarina tem neve, geada e 20 cidades com temperaturas negativas
+ Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 52 milhões nesta terça-feira (1º)