Itália: conheça Urbino, a cidade do pintor Raffaello
Urbino foi um dos centros de efervescência do Renascimento na Europa
Teresa Garcia
Uma cidade murada, construída no início do século XV nos convida a uma viagem a um passado muito distante. É possível chegar de bicicleta bem perto do centro histórico de Urbino, na Itália. Depois basta se deixar perder em caminhadas por ruas e ladeiras margeadas por prédios construídos nos longínquos anos da década de 1440. As largas construções com telhados avermelhados marcam a arquitetura de Urbino. A cidade abriga também uma grande universidade, igrejas imponentes e uma variedade de museus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A cidade do Renascimento
Urbino foi um dos pólos de efervescência cultural do Renascimento, período que marcou a transição da era medieval para a idade moderna. Ganhou projeção artística como as cidades de Florença e Siena, onde o movimento artístico floresceu e se espalhou por todo o continente europeu.
Urbino é também a terra natal do pintor Raffaello Sanzio, um mestre do Renascimento. Raffaello era filho de um pintor de pouca expressão artística, mas de grande bagagem cultural. O pai, Giovanni Santi, influenciou a carreira do filho e Raffaello desponta, já na adolescência, como um dos grandes nomes da pintura italiana.
Deixou um acervo imenso de telas, afrescos e esculturas. Prestou serviço ao Vaticano, atendeu os pedidos da Igreja Católica, grande instituição política e religiosa da época e impressionou a sociedade italiana com traços delicados e uma harmonia de cores na definição de suas telas.
Museu do pintor Raffaello
A casa onde o pintor Raffaello viveu com seus pais foi preservada e se transformou num museu com diversas obras do artista. Os turistas podem percorrer todos os cômodos da ampla casa ? dividida em dois blocos e dois andares e separada por um pátio onde há até hoje um poço que servia para o abastecimento de água para a família.
Raffaello teve uma carreira meteórica e uma vida curta para tamanha expressão artística. De Urbino ele foi para Florença, onde se tornou mestre em pintura. Percorreu várias cidades italianas, espalhando telas, projetos e ideias por todo o país. Morreu de forma misteriosa no dia em que completaria 37 anos. Há várias versões para a causa da morte do pintor, nenhuma confirmada. O fato é que uma vida tão curta rendeu à humanidade uma obra tão vasta.