Viaje para Portugal: Os segredos do Alentejo
O De Malas Prontas revela os encantos da maior região do País
Luciana Quaresma
É na Região alentejana, ao sul de Lisboa, que estão as mais importantes vinhas de Portugal. Imensas áreas verdes se espalham pelas extensas planícies para produzir um tipo de vinho apreciado no mundo inteiro, especialmente no Brasil, onde uma variedade de rótulos está a disposição do consumidor. Incluir no seu roteiro de viagem um passeio pela rota dos vinhos alentejanos pode ser uma experiência rica de sabores e aromas que vai ficar para sempre na sua memória.
No vídeo que estreia na playlist de turismo do Sbtnews, Luciana Quaresma mergulha nesse universo para mostrar a variedade na produção de vinhos tinto, branco e rosé. Os tintos são armazenados em barricas de carvalho francês para apurar o sabor. Para deixar o vinho mais frutado as barricas são reaproveitadas no máximo por três vezes.
O turista que passeia pelas principais vinhas pode desfrutar de uma refeição especial na adega com direito a degustação dos vinhos acompanhando a típica culinária portuguesa. Numa experiência gastronômica rica em cultura e que revela as características próprias do Alentejo.
O melhor destino do enoturismo de Portugal
A Herdade da Malhadinha Nova, no coração do Baixo Alentejo, tem 80 hectares de vinha e já recebeu vários prêmios como melhor destino do enoturismo do país. Os pilares que sustentam o lugar que tanto atrai os turistas estão na agricultura biológica, na criação de gado e nos vinhedos que se estendem por 455 hectares em Albernoa, no distrito de Beja.
O solo xistoso é drenado através de 5 barragens espalhadas pela herdade, todas integradas ao ecossistema e à biodiversidade existente na região. Os vinhos que por lá são produzidos somam prêmios e distinções honrosas não só em Portugal como no mundo todo.
Inclua no passeio uma visita as olarias onde os mestres oleiros ensinam a arte da cerâmica, com direito a por a mão na massa, literalmente. A técnica na produção de objetos como potes, pratos e vasos remonta os antepassados que viveram na região influenciada por diversas culturas que ocuparam essas terras ao longo dos séculos e ajudaram a formar a identidade cultural do Alentejo.
As trilhas na rota dos vinhos alentejanos
O passeio pelas estradas de chão entre os campos verdes dos vinhedos é a melhor maneira de conhecer de perto essa região tão rica em história e cultura. Você pode alugar motociclos, ou motoquatro como são chamados em Portugal, e descobrir um relevo de características próprias, cortado pelos rios que irrigam o solo alentejano.
Como chegar ao Alentejo
Saia de Lisboa na direção sudoeste. A viagem pelos pequenos vilarejos até Évora, no Alentejo dura menos de duas horas de carro. O turista tem ainda a opção de ir de Trem ou de Ônibus. A região é bem extensa e vale ficar mais de um dia para aproveitar bem o passeio. Há várias opções de hospedagens, desde os hotéis das grandes redes até acomodações mais tradicionais que podem dar um charme ainda mais especial ao seu passeio.
A Luciana Quaresma já tinha mostrado aqui no De Malas Prontas um pouco dessa região de Portugal (assista o vídeo). E com o complemento nesse novo vídeo a viagem fica ainda mais completa.
Acesse agora o canal do SBT News no YouTube e conheça o Alentejo.