Ilhas Baleares: um passeio ao Sul de Mallorca
Conheça essa região do mar mediterrâneo que recebe turistas de toda a Europa na alta temporada de verão
Marcelo Fonseca
Palma de Mallorca está fervendo nesse verão europeu. A oitava maior cidade da Espanha tem pouco mais de 400 mil habitantes, mas vê esse número triplicar na alta temporada. Pode ser que o visitante enfrente filas nos restaurantes, encontre as lojas um pouco mais cheias ou que seja obrigado a disputar um lugar na areia, mas nada que atrapalhe o passeio por um dos lugares mais paradisíacos da Europa.
Palma de Mallorca é a capital das ilhas baleares, no Mar Mediterrâneo, e está a 250 quilômetros do litoral espanhol e a uma hora e vinte minutos de voo de Milão, na Itália. A ilha de 208 quilômetros quadrados é salpicada de praias e enseadas, as calas como são chamadas pelos espanhóis. Marcelo Fonseca mostra as praias no sul da ilha, localizadas a 55 quilômetros do Centro de Palma.
Cala de Santanyi - Paraíso de águas calmas
A pequena Cala de Santanyi é um dos destinos mais procurados pelos turistas nessa região das ilhas baleares. Partindo do centro de Palma, o transporte mais barato é de ônibus com a passagem custando 7 euros. A pequena vila é um daqueles lugares que parecem ter saído de uma tela pintada por um grande mestre. Um quadro com casas típicas do mediterrâneo, penduradas na encosta e debruçadas sobre um mar em diferentes tons de azul e verde.
As águas calmas e transparentes convidam ao mergulho e as praias lotam na alta temporada. O comércio local é bem servido de bares e restaurantes e as lojas de souvenirs se multiplicam no centro comercial, próximo à praça principal.
Cala Figuera - o mar dos golfinhos
Localizada a dois quilômetros de Santanyi, a Cala Figuera não tem praias de areia fina como a vizinha. As encostas rochosas avançam sobre o mar, o que torna essa praia a preferida dos banhistas que gostam de saltar das rochas para um mergulho.
É da Cala Figuera que partem os catamarãs que levam os turistas para nadar com os golfinhos. O passeio dura quatro horas e custa 28 euros para os adultos e15 euros para as crianças de 2 aos 11 anos. A principal festividade da região também é no mar: a procissão dos barcos em homenagem à Virgem Del Carmem, realizada no dia 16 de julho, agita ainda mais a temporada de verão.
O De Malas Prontas vem mostrando uma série de reportagens sobre as ilhas Baleares e como se divertir em Mallorca. Aproveite para anotar os destinos mais interessantes para incluir no seu roteiro de viagem. Aperte os cintos e embarque com a gente nessa aventura.