OpenAI pode anunciar buscador com IA para enfrentar o Google
Rumores da imprensa apontam que a empresa de IA teria uma nova tecnologia de buscas baseada no ChatGPT
A OpenAI pode anunciar nesta segunda-feira (13) o seu próprio buscador baseado em inteligência artificial (IA). A novidade, que promete ser uma ameaça no Google no setor de buscas, pode aparecer um dia antes do evento Google I/O 2024, que acontecerá na terça-feira (14), nos Estados Unidos.
Os rumores começaram a partir de um fórum na rede social Reddit, no qual um usuário descobriu que foram criados certificados SSL para o domínio 'search.chatgpt.com'. Ao acessar este site, você entra em uma página escrita “not found”, o que significa 'não encontrado' em tradução literal, confirmando que a página está ativa.
Outro rumor vem de Peter Huang, que comanda o podcast The Neuron, dedicado a assuntos de inteligência artificial. Ele publicou uma mensagem em sua conta no X (antigo Twitter) escrevendo o endereço “search (ponto) chatgpt (ponto) com” e a data “9 de maio”.
Além disso, segundo a agência de notícias Reuters, duas fontes que conhecem o assunto falaram sobre o desenvolvimento do buscador com IA.
O portal especializado nos bastidores do Vale do Silício e na indústria de tecnologia, The Information, já havia relatado em fevereiro que a empresa de Sam Altman preparava seu motor de buscas, em parceria com a Microsoft.
Logo, devido ao apoio e investimento pesado da empresa de Bill Gates, o ChatGPT usaria o motor de busca do Bing, baseado em uma nova tecnologia centrada no chatbot, para fazer conteúdo generativo, usando as informações do Bing como complemento.
Já o site Bloomberg informa que o buscador desenvolvido pela OpenAI terá o ChatGPT para extrair os dados direto da web e incluir citações nos resultados da pesquisa.
A lógica seria semelhante ao Search Generative Experience (SGE), testado pelo Google.
No entanto, a OpenAI não confirma nem desmente os boatos propagados sobre o assunto na imprensa, mas publicou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) anunciando que a partir das 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira (13), a empresa fará demonstrações com as novas atualizações do ChatGPT e do GPT-4.
Logo em seguida, o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, publicou em sua conta na mesma rede social explicando que não será o lançamento do GPT-5, nem um mecanismo de busca.
“Não é GPT-5, não é um mecanismo de busca, mas temos trabalhado arduamente em algumas coisas novas que achamos que as pessoas vão adorar! Parece mágica para mim. Segunda-feira, 10 da manhã, horário do Pacífico (14h, horário de Brasília)”, disse Altman no X (antigo Twitter).