Anatel e NIC.br anunciam ferramenta que mede a qualidade da sua internet
Serviço deve garantir ao consumidor o direito de rescisão sem multa se a operadora descumprir o contrato de serviço
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou em Brasília um novo sistema de medição da qualidade da banda larga fixa, que será desenvolvido em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
+ Todas as notícias sobre a Anatel
Esse sistema será liberado ao público, permitindo que o usuário identifique a qualidade do sinal de internet fornecido em sua casa, escritório ou empresa.
Será possível verificar se a empresa está entregando o serviço prometido e, em caso de descumprimento do contrato, o cliente poderá rescindir o contrato sem custos.
"A disponibilização desta ferramenta é uma das medidas empregadas pela Agência para promover o empoderamento dos consumidores, permitindo que, de forma simples, eles realizem medições e verifiquem a qualidade da conexão de banda larga fixa, garantindo o direito de quebra de fidelidade, caso se comprove o descumprimento contratual", afirmou Carlos Baigorri, presidente da Anatel, em cerimônia realizada na quarta-feira (21).
Ferramenta inovadora
A proposta é similar à adotada na Alemanha, onde o órgão regulador criou um "canal oficial de teste" com os mesmos princípios. No entanto, enquanto na Alemanha a medição ocorre apenas para serviços cabeados, no Brasil, os dispositivos conectados à banda larga por rede sem fio também serão aferidos pela ferramenta.
"Considerando a realidade de acesso à rede no país, a possibilidade de o teste ser feito também por meio do celular será crucial para garantir o direito do consumidor brasileiro. A edição mais recente da pesquisa TIC Domicílios, do NIC.br, revela que apenas 41% dos lares possuem computador, enquanto o celular é usado por praticamente todos os usuários de internet. Permitir a realização dos testes via celular conectado ao Wi-Fi é essencial para que os consumidores possam avaliar o serviço prestado", explica Demi Getscko, diretor-presidente do NIC.br, organização responsável pela gestão da internet no Brasil.
NIC.br e Anatel ainda não anunciaram a data de lançamento da ferramenta, que promete ajudar o consumidor a medir a qualidade da internet contratada.
+ Todas as notícias sobre internet
Segundo a proposta das autoridades, os clientes serão orientados e receberão instruções sobre como usar o serviço, identificando, por exemplo, se há um aparelho que não consegue acessar a banda contratada ou se há paredes ou cômodos que bloqueiam o sinal interno do Wi-Fi.
“A atuação do NIC.br se baseia em sua experiência de medição de banda larga, iniciada em 2007. O NIC.br possui servidores de medição em 36 pontos de troca de tráfego do projeto IX.br, distribuídos geograficamente pelo Brasil, tanto na nossa rede quanto nas redes dos provedores de acesso à internet, que têm crescido”, explicou Holger Wiehen, supervisor de Projetos do NIC.br.
A data de lançamento da nova ferramenta de medição ainda será definida pela Anatel.