Em turbulência, OpenAI escolhe cofundador da Twitch para CEO interino
Emmet Shear garante que planos da empresa seguem e disse que 'tinha o dever de ajudar, se pudesse'
A empresa de IA vive um turbilhão de tensões após o conselho de administração demitir o CEO e cofundador da OpenAI, Sam Altman, na última 6ª feira (17.nov). Após especulações que rondaram a OpenAi no domingo (19.nov), com a substituição de Sam Altman por Mira Murati, nesta 2ª feira (20.nov), Emmett Shear, cofundador do site de streaming de vídeo Twitch, foi anunciado como novo CEO da organização de inteligência artificial.
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Sabia as últimas informações sobre inteligência artificial
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele publicou na sua conta do X (antigo Twitter) um longo texto explicando os motivos que o levaram a aceitar o desafio. Shear fez a revelação após a Microsoft anunciar a contratação de Sam Altman e Greg Brockman, fundadores da OpenAI, para o time de pesquisa de inteligência artificial da companhia.
O executivo assume a empresa em um momento de levante de funcionários: 500 dos 700 colaboradores ameaçam se demitir da OpenAi para seguir Altman rumo a Microsoft.
Shear destaca na publicação que deixou a função de CEO da Twich no começo deste ano para passar mais tempo com seu filho, hoje com 9 meses. Porém, decidiu aceitar a oportunidade "de vida" e acredita que a OpenAI é "uma das empresas mais importantes que existem atualmente".
O CEO disse que não tomou a decisão de forma leviana e levou em consideração o "dever de ajudar, se pudesse". Além disso, destacou que a parceria com a Microsoft continua, mesmo com a saída dos cofundadores da OpenAI e criadores do ChatGPT. A empresa de Bill Gates tem 49% da empresa de inteligência artificial e é fornecedora exclusiva de serviços na nuvem para prover o sistema ChatGPT.
Leia a íntegra da publicação de Shear na rede social X:
Hoje recebi uma ligação me convidando a considerar uma oportunidade única na vida: tornar-me CEO interino da @OpenAI. Depois de consultar minha família e refletir sobre o assunto por apenas algumas horas, aceitei. Recentemente, renunciei ao meu cargo de CEO do Twitch devido ao nascimento do meu filho, agora com 9 meses. Passar um tempo com ele foi tão gratificante quanto pensei que seria, e eu estava felizmente evitando um emprego em tempo integral. Aceitei este trabalho porque acredito que a OpenAI é uma das empresas mais importantes que existem atualmente.
Quando o conselho compartilhou a situação e me pediu para assumir a função, não tomei a decisão levianamente. Em última análise, senti que tinha o dever de ajudar, se pudesse. Passei o dia de hoje bebendo da mangueira de incêndio tanto quanto possível, conversando com o conselho, um pequeno número de sócios importantes e ouvindo os funcionários. Nossa parceria com a Microsoft continua forte e minha prioridade nas próximas semanas será garantir que continuaremos a atender bem todos os nossos clientes.
Os funcionários da OpenAI são extremamente impressionantes, como você deve ter adivinhado, e extremamente voltados para a missão. E está claro que o processo e as comunicações em torno da remoção de Sam foram muito mal administrados, o que prejudicou seriamente a nossa confiança. Tenho um plano de três pontos para os próximos 30 dias:
- Contrate um investigador independente para se aprofundar em todo o processo que leva até este ponto e gerar um relatório completo.
- Continue a falar com o maior número possível de nossos funcionários, parceiros, investidores e clientes, faça boas anotações e compartilhe as principais conclusões.
- Transformar a equipe de gestão e liderança à luz das recentes saídas em uma força eficaz para gerar resultados para nossos clientes. Dependendo dos resultados e de tudo o que aprendermos com isso, impulsionarei mudanças na organização ? inclusive pressionando fortemente por mudanças significativas de governança, se necessário.
Irei lançá-los à medida que ficarem claros ao longo do período de 30 dias. A estabilidade e o sucesso da OpenAI são demasiado importantes para permitir que turbulências os perturbem desta forma.
Tentarei também abordar as principais preocupações, embora em muitos casos acredite que possa demorar mais de um mês para alcançar verdadeiros progressos. Não tenho nada além de respeito pelo que Sam e toda a equipe OpenAI construíram. Não é apenas um projeto de pesquisa e um produto de software incríveis, mas uma empresa incrível. Estou aqui porque sei disso e quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para protegê-lo e fazê-lo crescer ainda mais. Agora é 1h da manhã e vou pegar isso amanhã.
PS: Estou postando isso aqui porque acho que é do interesse público geral saber neste caso, mas por favor não espere que todas as comunicações internas futuras venham através de um canal público.
PPS: Antes de assumir o cargo, verifiquei o raciocínio por trás da mudança. O conselho *não* removeu Sam por causa de qualquer desacordo específico sobre segurança, o raciocínio deles era completamente diferente disso. Não sou louco o suficiente para aceitar esse trabalho sem o apoio do conselho para comercializar nossos modelos incríveis.
Today I got a call inviting me to consider a once-in-a-lifetime opportunity: to become the interim CEO of @OpenAI. After consulting with my family and reflecting on it for just a few hours, I accepted. I had recently resigned from my role as CEO of Twitch due to the birth of my?
? Emmett Shear (@eshear) November 20, 2023
Altman, demitido e contratado pela Microsoft
Samuel Altman foi demitido na última 6ª feira (17.nov) pelo conselho de administração da empresa e, no domingo (19.nov), Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou a contratação dele e do cofundador da OpenAI, Greg Brockman.
A contratação vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias de inteligência artificial que a empresa já vem desenvolvendo nos laboratórios de Redmond, nos Estados Unidos.