Shein domina um quarto do e-commerce de roupa no Brasil
Segundo relatório de banco, aplicativo chinês é a principal escolha de quem busca por itens de vestuário
Cido Coelho
Um relatório do Itaú BBA obtido pelo SBT News mostra que a gigante chinesa do ecommerce de roupas Shein detém 27% do mercado brasileiro e 5% de todo o mercado de varejo de vestuário do Brasil. Segundo os números do Itaú BBA, isso acontece pela recorrência de acesso e de compras dos clientes no aplicativo.
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A empresa chinesa consegue tomar três quartos, ou 74% de todos os usuários de aplicativos de vestuário no Brasil, se comparado com algumas das maiores empresas brasileiras do setor Renner e Riachuelo.
"Mas achamos que o crescimento da Shein se tornará cada vez mais desafiador, e a implementação de regras fiscais mais rígidas para operações cross-border pode comprometer as vantagens que a Shein oferece em termos de preço daqui para frente", dizem os analistas do banco brasileiro.
Em fevereiro de 2023, os visitantes do site da Shein acessaram 128% a mais em relação ao ano anterior, chegando a 39% de participação da amostra estudada, se comparados com os 19% em fevereiro de 2022.
"Um novo ambiente competitivo surgiu, com Shein em campo. a empresa tem ganhou terreno rapidamente com uma estratégia transfronteiriça", aponta o relatório.
Nos dados de acesso do aplicativo, a Shein teve 76% do compartilhamento de downloads de aplicativos até fevereiro de 2023. Chegando acima dos 56%, se comparado com o estudo de fevereiro de 2022, com uma taxa de crescimento de 42% YoY (comparação ano contra ano).
Além disso, os usuários ativos diários do aplicativo Shein tiveram amplo crescimento, atingindo 74% de amostra estudada e crescendo 140% ao ano. Já as outras empresas analisadas mostram uma queda em downloads e acessos no mês.
Em fevereiro deste ano os sites de varejo de roupas mais acessados são:
- Shein 39%
- Renner 20%
- Dafiti 15%
- Zattini 8%
- C&A 6%
- Riachuelo 5%
- Hering 4%
- Marisa 3%
Já os aplicativos mais baixados em fevereiro segundo os dados do SimilarWeb obtidos pelo Itaú BBA são:
- Shein 76% (5.818 mi)
- Renner 8% (573 mil)
- C&A 4% (293 mil)
- Riachuelo 3% (194 mil)
- Zattini 5% (363 mil)
- Dafiti 3% (230 mil)
- Marisa 2% (129 mil)
- Hering 0% (27 mil)
Os dados foram extraídos da Similar Web, plataforma que mensura acessos na internet e em aplicativos e analisado pelo Itaú BBA.