Publicidade
Tecnologia

'Pai do MIDI', Dave Smith morre aos 72 anos

Engenheiro inovou na criação de sons por meio da eletrônica influenciando gerações de artistas musicais

Imagem da noticia 'Pai do MIDI', Dave Smith morre aos 72 anos
Inovador, o engenheiro Dave Smith ganhou um Grammy por contribuir com a música por meio do formato MIDI | Divulgação/Sequential
• Atualizado em
Publicidade

O engenheiro eletrônico que desenvolveu o padrão MIDI -- sigla em inglês para interface digital de instrumento digital -- morreu aos 72 anos. A informação foi divulgada na 5ªfeira (02.jun), no site da sua empresa, a Sequential. Nascido na California, nos Estados Unidos, Smith foi considerado inovador no universo da música e da tecnologia. 

+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O MIDI nasceu a partir de um trabalho nos anos 1980 entre Smith e Ikutaro Kakehashi, fundador da Roland e, juntos, desenvolveram um padrão que fosse possível fazer com que sintetizadores de várias marcas pudessem ser reproduzidos.

Antes da padronização, cada sintetizador tocava de uma forma distinta. Ou seja, um som de teclado da Yamaha não tocaria num equipamento da Roland e vice-versa. Os dados não eram trocados e os produtores musicais ficavam limitados em suas criações.  

O formato permitiu o uso de teclado combinado com programas de computadores e possibilitou a troca de dados entre sintetizadores e teclados digitais. Com isso, inspirando gerações de artistas e músicos que usaram este recurso para suas criações. 

O padrão também foi adotado por computadores, permitindo criar e tocar músicas por meio de softwares (programas) que geram diferentes sons ou simulam instrumentos. 

A criação do MIDI derrubou custos na produção musical e novos estilos foram criados. Trilhas de filmes nos anos 1980, pop, eletrônica, techno, rap, instrumental foram alguns dos generos músicais minfluenciadas por este recurso. O padrão foi determinante na transição da música analógica para a digital. 

Linha Prophet foi um dos primeiros sintetizadores disponíveis no mercado com o formato MIDI | Reprodução

Prophet-660, da Sequential, JX3P, da Roland foram os primeiros sintetizadores disponíveis com o novo formato. 

A dupla Smith e Kakehashi ganharam um Grammy na categoria 'técnica' pela criação do MIDI.

Outra inovação criada por Smith foi o Prophet 5, o primeiro sintetizador desenvolvido com um microprocessador embutido, permitindo a reprodução e programação de sons. O equipamento ajudou na produção de músicas de artistas famosos como Phil Collins, Radiohead e Michael Jackson. 

Assista ao Prophet 5 sendo tocado:

A Sequential foi vendida em 1987 para a empresa japonesa  Yamaha, passando a ser consultor da sua ex-concorrente e trabalhando para Korg. 

Em 2002, Dave Smith voltou ao mercado com a empresa de sintetizadores Dave Smith Instruments, e depois, rebatizou a empresa como Sequential, após fazer uma negociação do nome com a Yamaha.

Prophet 5 revolucionou o mundo da música por permitir que as músicas fossem programadas eletronicamente. Além disso, foi o primeiro equipamento do tipo a ter um processador | Reprodução

"É com o coração pesado que compartilhamos a notícia de que Dave Smith morreu. Estamos com o coração partido, mas temos um pequeno consolo em saber que ele estava na estrada fazendo o que mais amava na companhia de familiares, amigos e artistas", relata o texto no site. 

A causa da morte não foi revelada.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade