Startup de entrega sem motorista da China mira investir nos EUA
Whale Dinamic, sediada em Shenzhen, desafia a concorrente Nuro com seu veículo autônomo mais barato
SBT News
A startup de entrega autônoma Whale Dinamic, com sede em Shenzhen e fundada em 2018 por um ex-Baidu, David Chang, disse à imprensa que fechou uma rodada de investimento inicial de US$ 2,5 milhões (mais de R$ 12,5 milhões).
+ Conheça a editoria de Tecnologia do SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Criada em 2018, a e startup desenvolve vans de entrega sem motorista semelhantes ao Nuro -- que são máquinas autônomas de entrega e cobrança que rodam sem motorista, elétricos e que funcionam de forma robotizada.
Os robôs da Nuro são construídos pela chinesa BYD, já a Whale Dinamic vai contar com uma outra fabricante chinesa para fabricar os veículos.
O diferencial entre a Whale Dinamic e a Nuro está nos custos de produção. Enquanto a Nuro constroi seus componentes nos Estados Unidos, os autômatos da startup chinesa são feitos integralmente na China -- da fabricação à montagem -- o que garante uma vantagem de preço em relação à startup norte-americana. Segundo os chineses, suas máquinas tem o custo de montagem de cerca de US$ 20 mil cada.
Com este aporte, a startup vai expandir sua equipe nos Estados Unidos e China. Ao entrar no mercado norte-americano, a startup deve escolher fornecedores de tecnologia do próprio país, como Nvidia e Intel para chips, Outer para sensores LiDAR, além da israelense Innoviz com escritórios nos EUA, enquanto o desenvolvimento do hardware será feito na China.
A startup planeja oferecer veículos prontos para o uso e software como serviço (Saas), deixando a parte operacional para os clientes, diferente da Nuro que opera integralmente suas frotas. Assim, limitando a quantidade de dados confidenciais que a startup poderia coletar.
Concorrência robôtica
A Whale Dinamic enfrenta forte concorrência em seu país. Meituan e JD.com começaram a testar ano passado seus próprios veículos autônomos de entrega de mercadorias.
Em entrevista ao Tech Crunch, David Chang disse que a sua startup segue o caminho mais lento, para conduzir melhor a pesquisa e desenvolvimento, para que assim, diferente de suas concorrentes, sua empresa busca testar mais para construir um veículo mais resistente e seguro.
Atritos entre China e EUA atrapalham startups
Com recentes atritos regulatórios entre China e Estados Unidos sobre questões de riscos à segurança nacional, as empresas que estão entre os dois países buscam atender as regulações ou escolher um dos lados.
Como é o caso da TuSimple, uma empresa autônoma de caminhões sediada na Califórnia, que é apoiada pela gigante de mídia social Sina, tenta -- que, segundo a agência de notícias Reuters, tenta vender sua unidade na China.
A rodada foi liderada pela Qianchuang Capital, sediada em Pequim, e gerida por veteranos das principais instituições financeiras chinesas, apoiado pelo fundio imobiliário chinês Shangbang Huizhong.