Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à doação de leite materno
O aleitamento materno reduz em 13% o risco de morte de crianças com menos de 5 anos

Luciane Kohlmann
O Ministério da Saúde lançou nesta 5ª feira (18.mai) a campanha nacional de incentivo à doação de leite materno. A iniciativa visa estimular mulheres que amamentam a adotar a prática da doação de leite, que salva vidas de recém-nascidos prematuros ou de baixo peso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A primeira filha da Karen Eduarda dos Santos Lima nasceu antes do tempo com menos de 700 gramas. Em dois meses na UTI Neonatal, a filha dela, Érika, já dobrou de peso graças a outras mães. "Eu preciso de doação porque eu não consigo tirar leite suficiente pra ela", conta Karen.
No ano passado, 222 mil brasileirinhos como a Érika foram alimentados com ajuda dos bancos públicos de leite. Em todo o país, foram doados 234 mil litros por mulheres como a cabeleireira Luciene dos Santos: "precisava de doações de leite, como eu tinha uma boa produção, eu resolvi ajudar os bebes".
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo. São mais de 227 instituições com o serviço no país. A meta para 2023 é aumentar de 55% para 60% o número de recém-nascidos atendidos pelas doações.
Para chegar a esse resultado, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de incentivo.
"Doar leite materno não envolve risco, é um procedimento seguro. É um gesto que pode fazer a diferença na vida de quem está começando a vida, como nos lembra o tema da campanha: um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho", diz a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O aleitamento materno reduz em 13% o risco de morte de crianças com menos de 5 anos. "Esse leite vai fazer com que o tempo de internação desse bebê seja menor, tem menos riscos de patologias. Ele vai ter uma imunidade melhor", diz a nutricionista Bruna Acosta.
Para doar, a mulher precisa ter feito o pré-natal e não pode tomar medicamentos que prejudiquem a amamentação.
Leia também: