Publicidade
Jornalismo

Saúde libera quarta dose da vacina para pessoas com mais de 50 anos

Profissionais da saúde também poderão receber imunizante

Imagem da noticia Saúde libera quarta dose da vacina para pessoas com mais de 50 anos
Enfermeira preparando a vacina da covid-19
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde liberou a quarta dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas com mais de 50 anos e a todos os profissionais da saúde. Em São Paulo, a vacinação começa nesta 2ª feira (06.jun) para quem tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses. Neste sábado (04.jun), a vacina começou a ser oferecida pela rede particular.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O publicitário Marcos Zapater foi o primeiro a receber o imunizante em uma farmácia localizada na Avenida Paulista. Foi a terceira dose dele. A vacina da AstraZeneca é a única disponível até o momento na rede particular. Parece receber a dose, o paciente deve agendar a aplicação.

"Pela agilidade, praticidade. Quando chegou a minha vez de tomar a terceira dose, já não tinha os mutirões de vacina na cidade. No dia que consegui sair do trabalho, foi no feriado emendado e os três postos estavam fechados. Prefiro pagar do que ficar sem", relatou ao SBT.

Em entrevista, Daiane Zonzo, gerente da farmácia, afirmou que sete pessoas agendaram horário para receber a vacina ainda neste sábado, e outras três no domingo (05.jun). Na rede, os preços da dose do imunizante variam entre R$ 220 e R$ 300.

Para não haver desperdícios, clínicas e farmácias agendam grupos de oito a dez pessoas para abrir os frascos e aplicar os imunizantes. "Cada frasco tem dez doses de vacina. Quando aberto, ele pode durar seis horas em temperatura ambiente ou até 48 horas na tempertura de 2ºC a 8ºC", explicou a enfermeira Adriana Oliveira.

Antes de ser vacinado, é preciso respeitar os quatro meses entre uma dose e outra. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas esperam que, com o tempo e o controle da pandemia, a vacina se torne um imunizante de rotina, como o da gripe. Assim como na rede pública, as doses aplicadas na privada também serão registradas no Conecte SUS.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade