Saúde libera quarta dose da vacina para pessoas com mais de 50 anos
Profissionais da saúde também poderão receber imunizante

Gudryan Neufert
O Ministério da Saúde liberou a quarta dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas com mais de 50 anos e a todos os profissionais da saúde. Em São Paulo, a vacinação começa nesta 2ª feira (06.jun) para quem tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses. Neste sábado (04.jun), a vacina começou a ser oferecida pela rede particular.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O publicitário Marcos Zapater foi o primeiro a receber o imunizante em uma farmácia localizada na Avenida Paulista. Foi a terceira dose dele. A vacina da AstraZeneca é a única disponível até o momento na rede particular. Parece receber a dose, o paciente deve agendar a aplicação.
"Pela agilidade, praticidade. Quando chegou a minha vez de tomar a terceira dose, já não tinha os mutirões de vacina na cidade. No dia que consegui sair do trabalho, foi no feriado emendado e os três postos estavam fechados. Prefiro pagar do que ficar sem", relatou ao SBT.
Em entrevista, Daiane Zonzo, gerente da farmácia, afirmou que sete pessoas agendaram horário para receber a vacina ainda neste sábado, e outras três no domingo (05.jun). Na rede, os preços da dose do imunizante variam entre R$ 220 e R$ 300.
Para não haver desperdícios, clínicas e farmácias agendam grupos de oito a dez pessoas para abrir os frascos e aplicar os imunizantes. "Cada frasco tem dez doses de vacina. Quando aberto, ele pode durar seis horas em temperatura ambiente ou até 48 horas na tempertura de 2ºC a 8ºC", explicou a enfermeira Adriana Oliveira.
Antes de ser vacinado, é preciso respeitar os quatro meses entre uma dose e outra. A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas esperam que, com o tempo e o controle da pandemia, a vacina se torne um imunizante de rotina, como o da gripe. Assim como na rede pública, as doses aplicadas na privada também serão registradas no Conecte SUS.
Leia também: