Publicidade
Jornalismo

Especialistas ressaltam importância da antecipação das doses de reforço

Brasil antecipou a 3ª dose da vacina contra a covid-19 para maiores de 18 anos

Imagem da noticia Especialistas ressaltam importância da antecipação das doses de reforço
vacina
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde informou, nesta 3ª feira (16.nov), que o intervalo da dose de reforço da vacina contra a covid-19 passa a ser de 5 meses. Segundo os médicos ouvidos por nossa reportagem, as medidas são importantes para garantir mais segurança aos brasileiros.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Com o passar do tempo, a proteção conferida pelo esquema primário de vacinação tende a se perder, isso a depender da idade: quanto mais idoso o indivíduo, mais rápida deve ser essa perda de proteção", afirma Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Para o professor de medicina da USP, Álvaro Furtado da Costa, esse é o caminho para manter a pandemia sob controle: "Agora que a gente tem uma quantidade suficiente de vacinas, conseguir fazer isso deixa a gente um pouco mais tranquilo com relação à, por exemplo, essa reabertura, essa flexibilização".

Para infectologistas, a antecipação da dose adicional e a ampliação desse reforço são medidas que podem evitar que o Brasil volte a ser o epicentro da covid-19 no mundo. Nesta 3ª feira, o país ultrapassou os Estados Unidos na porcentagem de pessoas com o esquema vacinal completo.

A diferença é de menos de 1% em relação aos norte-americanos, mas o que chama a atenção é o ritmo de vacinação, muito mais acelerado por aqui. A porcentagem entre os brasileiros supera -- e muito -- os números da Rússia e de países do leste europeu, onde há alta de casos e de mortes por covid-19.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade