Publicidade
Saúde

Vírus semelhante ao ebola é encontrado na Bolívia

Nova infecção pode ser mortal. Casos com óbitos foram registrados em 2019 e divulgados por agência de saúde americana

Imagem da noticia Vírus semelhante ao ebola é encontrado na Bolívia
Representação do vírus ebola
• Atualizado em
Publicidade
Além da pandemia de coronavírus, o planeta ainda mantém outros surtos de doenças que não são erradicadas, como o ebola. Uma doença mortal que já vitimou 11 mil pessoas apenas na África Ocidental entre 2014 e 2016.

Diante desse cenário, um novo vírus semelhante ao ebola foi encontrado na Bolívia. Os sintomas são parecidos, com uma febre hemorrágica que pode levar à morte. 

Sem tratamento adequado, os infectados são tratados da maneira mais próxima do indicado e, com sorte, que o corpo seja capaz de combater o vírus por conta própria.

A descoberta feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, aponta que o vírus se espalhou em profissionais de saúde da Bolívia em 2019. Foram três casos, com duas mortes e o último registro de um caso do tipo foi em 2004. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (16).

O tipo mammarenavírus Chapare ? nome da província originária do vírus ? infectou três médicos depois de terem contato com pacientes infectados. Segundo o documento, pelo menos mais cinco casos dessa febre hemorrágica foram notificados em locais próximos de La Paz, capital do país.

Entre os sintomas estão, além da febre, vômitos, sangramento das gengivas, dores no abdômen, dor atrás dos olhos e erupção cutânea. O ebola causa, também, hemorragia e diarreia.
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade