Publicidade
Saúde

Coronavírus se alastra pelo Parque Indígena do Xingu

O medo da Covid-19 levou líderes e caciques a cancelar o Kuarup, tradicional cerimônia indígena

Imagem da noticia Coronavírus se alastra pelo Parque Indígena do Xingu
Coronavírus se alastra pelo Parque Indígena do Xingu
• Atualizado em
Publicidade
O ritual Kuarup, importante cerimônia indígena de despedida dos mortos, foi cancelado no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na quarta-feira (10), os líderes e caciques do Alto Xingu informaram a Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) que os demais povos da região decidiram cancelar o ritual.

No parque, os dois primeiros casos da Covid-19 foram confirmados no sábado (6), um deles sendo o cacique da aldeia Sapezal e seu filho, Adolfo Yarurú. Os dois foram levados ao hospital, mas já tiveram alta e estão isolados em sua aldeia.

Há duas outras suspeitas sendo monitoradas, uma delas o de uma criança, neta do cacique Vanité, que ainda segue internada em estado grave.

O Secretário Especial de Atenção Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos, garantiu que a Covid-19 está se alastrando na região. "Deus está sendo bom e pelo menos não está sendo tudo de uma vez, e a gente está se antecipando aos problemas para evitar que a disseminação ocorra, ou que, ocorrendo, a gente não tenha óbitos", disse ele.

O Ministério da Saúde ainda divulgou, na terça-feira (9), que 82 indígenas foram vítimas fatais do coronavírus.

 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade