Estudo que aponta perigos da cloroquina no combate à Covid-19 é retratado
Para a revista britânica The Lancet, responsáveis pela pesquisa disseram que não podem mais garantir a veracidade dos dados
Estudo que aponta perigos da cloroquina no combate à Covid-19 é retratado
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
A revista britânica The Lancet publicou, nesta quinta-feira (4), uma nota de retratação a respeito da pesquisa que havia motivado a Organização Mundial da Saúde (OMS) a suspender os testes clínicos com cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de pacientes com Covid-19. Segundo a revista, três autores do estudo a contataram para dizer que "não conseguiram completar uma auditoria independente dos dados que sustentam sua análise".
A pesquisa, feita com 96 mil pessoas, internadas em 671 hospitais, em seis continentes, aponta que a cloroquina e a hidroxicloroquina não são eficazes para combater o novo coronavírus e podem elevar o risco de morte e problemas cardíacos. Porém, agora, os próprios autores afirmam que não conseguem mais garantir que os dados utilizados são verdadeiros.
Na última quarta-feira (3), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que o Grupo Executivo dos Testes de Solidariedade retomaria os testes com os medicamentos, pois as informações disponíveis não eram suficientes para manter a suspensão. A retratação publicada pela The Lancet será atualizada no artigo original também.
Leia a declaração da revista na íntegra:
"Hoje, três dos autores do artigo, `Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis`, retrataram seu estudo. Eles não conseguiram concluir uma auditoria independente dos dados que sustentam sua análise. Como resultado, eles concluíram que `não podem mais garantir a veracidade das fontes de dados primárias`. O Lancet leva a sério as questões de integridade científica, e há muitas questões pendentes sobre a Surgisphere e os dados que supostamente foram incluídos neste estudo. Seguindo as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), análises institucionais das colaborações de pesquisa da Surgisphere são urgentemente necessárias.
O aviso de retratação é publicado hoje, 4 de junho de 2020. O artigo será atualizado para refletir essa retratação em breve".