Presidente do PSDB reitera que Datena segue candidato após cadeirada
Marconi Perillo, presidente do partido, garante que “ele é e continuará a ser o candidato”. José Aníbal, vice de Datena, diz que candidato "agiu certo"
Murillo Otavio
Líderes políticos do (PSDB) saíram em defesa de Datena após agressão e reafirmaram que ele continua sendo o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo na eleição municipal deste ano. No domingo (15), o apresentador foi expulso do debate na TV Cultura depois de jogar uma cadeira contra Pablo Marçal (PRTB).
À CNN, Marconi Perillo afirmou “Datena é e continuará a ser o candidato do partido”, reafirmando a posição dele logo depois do ataque. Marconi é presidente da sigla e foi governador de Goiás por 4 mandatos. José Aníbal, por sua vez, disse que Datena "agiu certo". O candidato a vice na chapa do PSDB afirmou que a reação foi correspondente à indignação que Datena estava vivendo.
Momentos antes da agressão, Marçal disse que alguém, entre os candidatos, era "jack". Uma referência a uma pessoa que cometeu estupro. "Essa pessoa é o 'da pena'. Queria perguntar, você pegou na vagina dela?”. Com isso, a tensão entre ambos subiu. O ex-coach completou: "Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias dizendo que ia me dar um tapa. Você não é homem para fazer isso". A partir disso, Datena sai de sua posição e arremessa o objetivo contra Marçal.
A transmissão do debate, que estava ao vivo na televisão e nas redes sociais, foi interrompida logo após o ato e, minutos depois, a expulsão de Datena foi confirmada. Marçal poderia continuar no debate, mas disse que não se sentia bem, e pediu para deixar o evento. A assessoria do candidato informou que ele foi levado ao hospital.
Após a expulsão, Datena afirmou que a situação foi uma reação que não pôde ser contida. "Do mesmo jeito que eu choro com uma reação humana, essa foi uma reação humana que não pude conter". O apresentador ainda disse não ter analisado o movimento antes da decisão e que na hora se emocionou.
A Polícia Civil abriu um inquérito nesta segunda-feira (16) contra o candidato José Luiz Datena por lesão corporal. O caso está sendo investigado no 15º Distrito Policial de Itaim Bibi. O candidato Pablo Marçal prestou depoimento nesta segunda-feira (16) e será requisitado a fazer um exame de corpo de delito.