Poder Expresso: ministro indicado por Bolsonaro deve reverter decisão sobre X, de Musk?
O programa também trata da decisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de adiantar o Natal no país para 1º de outubro
O Poder Expresso desta terça-feira (3) discute o sorteio do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), como relator da ação do Partido Novo que questiona a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu o X (antigo Twitter) no Brasil.
A ação do Novo critica a multa de R$ 50 mil para usuários que utilizarem VPNs para contornar o bloqueio e argumenta que a decisão de Moraes compromete a segurança jurídica. O Novo alega que a suspensão é desproporcional e viola princípios como a liberdade de expressão e a lisura das eleições.
+ Suspensão do X: Nunes Marques é sorteado relator para analisar ação movida pelo Novo no STF
Esta edição repercute também o anúncio de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, de que o Natal no país será celebrado antecipadamente, em 1º de outubro. O anúncio foi feito em seu programa semanal de televisão. Em 2020 e 2013, Maduro já havia adiantado a data do Natal, por motivos distintos. A mudança deste ano ocorre em meio a questionamentos internacionais sobre a legitimidade das eleições presidenciais recentes, nas quais Maduro foi declarado vencedor. O candidato opositor, Edmundo González, teve sua prisão decretada.
+ Nicolás Maduro adianta Natal na Venezuela para 1º de outubro
Também está na pauta do Poder Expresso: o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao primeiro, totalizando R$ 2,9 trilhões, segundo o IBGE. O crescimento foi impulsionado pelos setores de serviços (1%) e indústria (1,8%), agropecuária recuou 2,3%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB avançou 3,3% que sofreu com condições climáticas adversas, apesar do bom desempenho de algumas culturas.