Governo e Congresso concordam que MP da energia não pode elevar inflação, diz Randolfe
Senador afirma que medida provisória será construída com diálogo e é “indispensável” para evitar aumento na conta de luz

Randolfe Rodrigues
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional, afirmou nesta quarta-feira (18) que há um consenso entre o Legislativo e o governo federal de que “nenhuma medida para conter [o aumento da] energia pode trazer impacto para a inflação”.
A declaração foi dada após reunião na residência oficial da presidência do Senado, em Brasília, para discutir os efeitos da derrubada de vetos no projeto das eólicas offshore.
Randolfe já havia anunciado mais cedo que o governo do presidente Lula editaria uma medida provisória (MP) para evitar aumentos na conta de luz de brasileiros. Após o encontro desta quarta-feira (18), ele afirmou a jornalistas que a medida será construída em diálogo com o Congresso.
Segundo o líder, o presidente do Congresso e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve indicar o senador Eduardo Braga (MDB-AM) como interlocutor da Casa. “Tem uma sensibilidade do Congresso de que não é aceitável que [a derrubada de vetos] tenha impacto na conta de energia”, afirmou.
Além disso, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) se comprometeram a apresentar os termos da medida preliminarmente, segundo Randolfe.
“O governo se colocou à disposição, a ministra Gleisi e o ministro Rui, em apresentar preliminarmente os termos dessa medida provisória tanto para a Câmara quanto para o Senado. Essa medida provisória é indispensável e é necessária para que não se tenha nenhum impacto na conta luz dos brasileiros”, declarou.














