Publicidade
Política

Eleições Municipais 2024: Cícero Lucena tenta a reeleição em João Pessoa frente a candidatos do PT e do PL

Atual prefeito deve tentar ser alternativa a Cartaxo, apoiado por Lula, e Queiroga, apoiado por Bolsonaro

Imagem da noticia Eleições Municipais 2024: Cícero Lucena tenta a reeleição em João Pessoa frente a candidatos do PT e do PL
Na imagem, fachada da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB) | Reprodução
Publicidade

Em João Pessoa, capital da Paraíba, o atual prefeito Cícero Lucena (PP) busca a reeleição. Com uma aprovação de 58,7%, segundo pesquisa do Instituto Opinião de dezembro de 2023, deve encontrar dois representantes da polarização que foi a tônica das eleições presidenciais de 2018 e 2022: Luciano Cartaxo (PT), será apoiado pelo presidente Lula, e Marcelo Queiroga (PL), será apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro da Saúde. Ruy Carneiro (Podemos) e Celso Batista (PSol) completam o cenário da disputa pela prefeitura.

+ Em 2020, Lucena foi eleito no 2ª turno com 53,16% dos votos contra 46,84% de Nilvan Ferreira (MDB)

Esse quadro, porém, ainda pode mudar até o dia 15 de agosto, última data para registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. Até lá, os partidos podem decidir manter uma chapa própria ou se aliar. Um cenário provável é a união da esquerda em torno de um nome. PT e Psol devem aguardar a manifestação de apoio do atual governador, João Azevêdo (PSB), para definir uma aliança que acumule votos frente à diversidade de candidatos da direita. mesmo Cartaxo já tendo sido prefeito da capital nordestina e parecer o nome mais “seguro” aos governistas.

Saiba quem são os pré-candidatos à prefeitura de João Pessoa (PB), em ordem alfabética:

Celso Batista (PSol)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Servidor do Tribunal de Justiça estadual, é natural da capital paraibana e tem 54 anos. É jornalista de formação e pós-graduado em Administração e Gestão Pública. Em 2014, foi candidato a deputado estadual e, em 2016, foi candidato a vereador em Campina Grande (PB).

Cícero Lucena (PP) — reeleição

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Natural de São José dos Pinhais (PB), o empresário do ramo da construção civil e filiado ao Progressistas – mesma legenda de Arthur Lira, atual presidente da Câmara –, tem 66 anos. Foi eleito em 2020 com 53% dos votos válidos para um terceiro mandato ao Executivo local (não consecutivos). Iniciou a carreira política em 1990, quando foi escolhido vice na chapa para o governo da Paraíba de Ronaldo Cunha Lima. Chegou a cadeira de governador quando Lima concorreu ao Senado, em 1994. Em 2006, foi eleito senador. E em 2012, foi novamente candidato à Prefeitura da capital, mas perdeu a disputa no segundo turno.

Luciano Cartaxo (PT)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Deputado estadual por duas legislaturas (incluindo a vigente), eleito por duas vezes prefeito de João Pessoa (PB), o farmacêutico tem 59 anos. É filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1996, com uma pausa em 2015, quando foi para o PSD – onde ficou até 2021. Foi vereador por quatro mandatos, configurando assim o perfil de “político de carreira”. Atualmente, coordena a bancada da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) na Assembleia Legislativa do Estado.

Marcelo Queiroga (PL)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Ex-ministro da Saúde durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o médico cardiologista de 58 anos assumiu a missão de gerenciar a vacinação da população contra a Covid-19 – fato que deve ser alvo dos adversários durante a campanha. Queiroga foi o quarto ministro a assumir a pasta durante a gestão e, em suas últimas declarações, disse esperar o apoio da família Bolsonaro para ampliar as suas chances. Ele também foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 2020 a 2021.

Ruy Carneiro (Podemos)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

O deputado federal é administrador de empresas, tem 53 anos e está em seu terceiro mandato. Ele foi vereador, deputado estadual e candidato a vice-governador da Paraíba em 2014, ainda filiado ao PSDB. Foi duas vezes chefe do Gabinete Civil de João Pessoa na gestão do atual prefeito Cícero Lucena e secretário de Juventude, Esportes e Lazer no governo de Cássio Cunha Lima (PSDB).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade