"O sustentável entrou na pauta", diz secretário-executivo do Conselhão
Paulo Pereira disse que regulação do mercado de carbono será pauta estratégica do governo no segundo semestre

SBT News
Participando de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, em Belém (PA), nesta 6ª feira (4.ago), o secretário-executivo do órgão, Paulo Pereira, falou ao SBT News sobre o foco do grupo em sustentabilidade e a regulação do mercado de carbono. O encontro é uma prévia da Cúpula da Amazônia, que reunirá, nos dias 8 e 9 de agosto, presidentes dos países amazônicos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pereira disse que o Conselhão "é sucesso desde que foi criado pelo presidente Lula, há 20 anos". "Desde 2003, uma série de atores e atrizes sociais vêm ajudando o governo a construir políticas de desenvolvimento que possam gerar renda e incluir os brasileiros", continuou.
O secretário-executivo reforçou que "o sustentável entrou na pauta" do Conselhão. "Não basta mais gerar renda e incluir os brasileiros. É preciso fazer isso preservando as nossas matas, as nossas florestas, criando mecanismos para transição ecológica e construindo modelo de desenvolvimento que possa ajudar o planeta a ter uma rota sustentável", explicou.
Nesse sentido, uma das medidas prioritárias é a regulação do mercado de carbono, definida por Pereira "como uma das pautas estratégicas para o segundo semestre" do governo Lula.
Em 14 de agosto, haverá a primeira apresentação pública do projeto. "A sociedade vai conhecer essa minuta de lei, criada por mais dez ministérios e liderada pela Fazenda", informou.
Leia também: