PF deflagra operação contra abuso sexual infantil pela internet em SC
Ação apura crimes como armazenamento, compartilhamento, produção e divulgação de imagens contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes

SBT News
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (27), com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, a Operação Gavião Real, com o objetivo de combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso e exploração infanto-juvenil. A ação apura crimes como armazenamento, compartilhamento, produção e divulgação de fotos e vídeos contendo cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes.
As investigações apontam que os suspeitos usavam redes sociais, aplicativos de bate-papo, softwares para troca de arquivos e até mesmo a Dark Web para obter e compartilhar o material ilícito. Eles também utilizavam pseudônimos e ferramentas virtuais, na tentativa de ocultar a autoria dos crimes.
Ao todo, a polícia cumpriu seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Lages, Porto União, Caçador, Catanduvas e Videira. Durante o cumprimento dos mandados nas três últimas cidades citadas, três homens foram presos em flagrante delito pelo crime de armazenar material de abuso sexual infantil.
Em 5 de dezembro do ano passado, a PF realizou outras investigações em Santa Catarina no mesmo contexto. Um mandado cumprido em Correia Pinto levou à prisão de um homem em Lages, a cerca de 32 quilômetros de distância.
Segundo orientação do governo, internautas que por ventura tiverem acesso a imagens ou textos que contenham pornografia infantil devem reunir o maior número de dados possível e encaminhá-los para a Polícia Federal, pelo site da corporação ou da SaferNet. Entre os dados que podem ser úteis para a investigação estão endereço eletrônico, e-mails e números de IP (endereço numérico exclusivo que identifica um dispositivo em uma rede).









