Janja consegue credencial e vai a Paris, no lugar de Lula, para abertura das Olimpíadas
Primeira-dama brasileira perdeu o prazo e teve acesso concedido em caráter excepcional
Lara Curcino
A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, conseguiu a credencial e vai participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, na sexta-feira (26). A informação foi confirmada nesta terça (23) pelo Palácio do Planalto.
Janja havia perdido o prazo para garantir o acesso e sua ida às Olimpíadas para substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era incerta, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu o documento, em caráter excepcional. + É falso que Lula tenha sido vaiado em evento e aconselhado por Janja a deixar microfone
Segundo o Planalto, Lula ligou na segunda (22) para o presidente francês, Emmanuel Macron, para reforçar ao mandatário europeu que não iria à cerimônia de abertura por excesso de compromissos no Brasil.
A nota divulgada pela Presidência afirma que Macron disse estar “honrado” com a presença de Janja e que a primeira-dama da França, Brigitte Macron, a receberá “com toda a atenção”. + Macron aceita pedido de renúncia do primeiro-ministro Gabriel Attal
Além de Janja, o ministro do Esporte, André Fufuca, também estará presente na ocasião para representar o governo brasileiro.