Saxofonista norte-americano David Sanborn morre aos 78 anos
Artista lutava contra um câncer de próstata desde 2018
Na tarde do último domingo (12), o saxofonista americano David Sanborn faleceu, aos 78 anos, após longa luta contra o câncer de próstata. O músico vinha batalhando contra a doença desde 2018, mas sem atrapalhar sua carreira profissional, conseguindo exercer sua agenda de show e outros projetos paralelos.
Sanborn foi caracterizado como um dos principais nomes da popularização do jazz nas rádios e nos programas televisivos ao longo das décadas de 80 e 90, sendo premiado seis vezes na mais notável premiação musical, o Grammy, além de vender milhões de cópias ao redor do mundo.
O saxofonista se tornou um cobiçado músico de estúdio na virada da década de 1970 para década de 1980, sendo responsável por trabalhar com importantes nomes da música como Elton John, James Brown, David Bowie, Todd Rundgren, Bruce Springsteen e muitos outros.
Além de suas participações em álbuns e concertos de populares figuras da música popular, Sanborn foi marcado por uma relevante carreira televisiva, sendo um dos apresentadores do Night Music, um programa de auditório que recebeu, entre outras figuras, Miles Davis, Lou Reed, Sonic Youth e até o brasileiro Djavan. O músico também integrou entre 1979 e 1980 a banda do popular programa americano Saturday Night Live.
A morte foi confirmada nas redes sociais de Sanborn nesta segunda-feira (13): "é com o coração triste e pesado que comunicamos a você a perda do saxofonista de renome internacional e seis vezes vencedor do Grammy, David Sanborn. Sanborn faleceu na tarde de domingo, 12 de maio, após uma longa batalha contra o câncer de próstata com complicações".
Sanborn vinha lidando com câncer de próstata desde 2018, mas conseguiu manter sua programação normal de shows até recentemente. Na verdade, ele já tinha shows agendados para 2025.
David Sanborn foi uma figura seminal na música pop e jazz contemporânea, e apontado como responsável por "colocar o saxofone de volta no Rock n' Roll".