Juiz bloqueia deportação de menino de 5 anos e do pai detidos pelo ICE nos EUA
Decisão impede remoção enquanto tramita habeas corpus que questiona a detenção durante operação federal em Minnesota


Vicklin Moraes
Um juiz federal do Texas bloqueou temporariamente, nesta terça-feira (28), a deportação de um menino de 5 anos e de seu pai, detidos na semana passada durante uma ação de repressão à imigração conduzida pelo governo federal em Minnesota.
Segundo o relato de uma integrante do conselho municipal de Columbia Heights, cidade onde a criança estuda, o garoto presenciou agentes mascarados levarem seu pai, Adrian Alexander Conejo Arias, da entrada da casa logo após ambos retornarem da pré-escola. De acordo com ela, os agentes também pegaram o menino, apontaram para a porta traseira do veículo e fizeram um gesto para que ele entrasse. Em seguida, os dois foram levados em alta velocidade.
Na decisão, o juiz distrital dos Estados Unidos Fred Biery determinou que o menino e seu pai não podem ser removidos do distrito no Texas enquanto estiver em andamento o processo de habeas corpus que contesta a legalidade da detenção.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) informou que o pai da criança estaria no país de forma irregular, mas não apresentou detalhes nem mencionou a existência de antecedentes criminais.









