Publicidade
Mundo

Cidades que protegem imigrantes ilegais nos EUA devem ser listadas por ordem da Casa Branca

Ordem executiva será assinada nesta segunda-feira (28), um dia antes do marco dos 100 dias da administração Trump

Imagem da noticia Cidades que protegem imigrantes ilegais nos EUA devem ser listadas por ordem da Casa Branca
Casa Branca com cartazes de imigrantes | Patrícia Vasconcellos
• Atualizado em
Publicidade

Washington DC - À véspera do marco dos cem dias da administração Trump, os jardins da Casa Branca amanheceram com cartazes que identificam imigrantes ilegais presos nas últimas semanas. Os cem rostos são exibidos com os crimes pelos quais eles foram condenados e presos. Na relação, não há brasileiros. A maioria é do México e países da América Central. Há também cidadãos da Índia, Colômbia e imigrantes que vieram da Ásia, como Laos e China.

"Não há segurança nacional sem segurança nas fronteiras", disse nesta manhã (28) Tom Homan, conhecido como o "czar da fronteira". Homan reconheceu o esforço do governo mexicano na tarefa de bloquear a travessia dos ilegais. Donald Trump e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, conversaram diretamente em distintas ocasiões e o governo mexicano se comprometeu a enviar o exército e a polícia para monitorar a fronteira.

+ Autoridades dos EUA e do Brasil desmontam gangue que enviou imigrantes ilegais aos EUA

Segundo a Casa Branca, o número de apreensões de imigrantes ilegais na fronteira dos Estados Unidos com o México caiu 99,9%. Questionado por que a situação ainda é de emergência, em razão dos dados recentes, Homan afirmou que esta é uma situação que necessita atenção e monitoramento para que o problema não retorne.

Sobre a detenção recente de uma magistrada de Milwaukee, acusada pelo governo de facilitar a fuga de um condenado que tinha ordem de deportação, Homan afirmou que a justiça deveria ajudar a administração a combater o problema da imigração ilegal. Karoline Leavitt informou que mais de 136 quilômetros do muro que divide os dois países foram construídos desde janeiro.

Ao fim da coletiva, Tom Homan citou o aplicativo CBP que pode ser usado por migrantes ilegais que desejem deixar o país por conta própria.

Ordem executiva sobre cidades santuário

No meio do dia, Donald Trump vai assinar uma ordem executiva relativa às cidades santuário. Segundo oficiais do governo americano, as autoridades deverão fornecer uma lista com as regiões que protegem imigrantes com status migratório inadequado ou sem visto.

No domingo (27), a Agência antidrogas (DEA) informou que mais de cem imigrantes ilegais foram presos em uma operação policial em Colorado Springs.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade